325

GesPro: Surdez – Educação, Língua e Cultura turma ACD19-22/23

Apresentação

Numa perspetiva claramente inclusiva, o decreto-lei nº 54/2018 de 6 de junho, “estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação, nos processos de aprendizagem a na vida da comunidade educativa”. ( nº 1 do artigo 1º). A escola assume-se, cada vez mais, como um espaço multicultural e, deste modo, os professores encontram desafios repensando a escola e as práticas educativas adequadas à especificidade de cada aluno tornando a escola mais inclusiva. Com esta formação pretende-se enquadrar legislativamente a intervenção com alunos surdos, mas fundamentalmente contribuir para uma prática pedagógica mais reflexiva promovendo o debate baseado nas experiências dos formandos e clarificando conceitos base subjacentes criando um ambiente efetivamente inclusivo garante do direito à educação assente na igualdade de oportunidades e no respeito pela diversidade cultural e linguística existente na nossa comunidade escolar - respondendo às necessidades dos professores que intervêm diariamente com estes alunos ou que o possam vir a fazer. Outro dos objetivos, é mostrar o funcionamento da equipa de intervenção bilingue e analisar o papel que cada um dos elementos desempenha. Pelo exposto, considera-se fundamental promover esta ação de formação.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

1. Compreender, à luz da legislação, o conceito de educação inclusiva especificamente no que concerne a intervenção com alunos surdos; 2. Conhecer a equipa de intervenção bilingue, os seus elementos e os papéis que desempenham; 3. Compreender os aspetos culturais e históricos que enquadram a intervenção com alunos surdos; 4. Dotar os formandos de competências linguísticas básicas.

Conteúdos

- O conceito de educação inclusiva especificamente no que concerne a intervenção com alunos surdos; - A equipa de intervenção bilingue, os seus elementos e os papéis que desempenham; - Os aspetos culturais e históricos que enquadram a intervenção com alunos surdos.

Metodologias

- Exposição dos conceitos.

Avaliação

Frequência.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.

Observações

Critérios de seleção: 1.º - Docentes da Escola Secundária Avelar Brotero, por ordem de inscrição; 2.º - Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 3.º - Outros docentes por ordem de inscrição.

Formador

Joana Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-09-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
2 04-10-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 27-09-2023
Fim: 04-10-2023
Acreditação: ACD19-2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária de Avelar Brotero