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O poder Educativo das Artes e dos Patrimónios nos Domínios de Autonomia Curricular (DAC) turma ACD27-23/24

Apresentação

A implementação da Autonomia e Flexibilidade Curricular dos ensinos básico e secundário (Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho) dá às escolas a possibilidade de romper parcialmente com as regras de uma gramática escolar secular, experimentando formas alternativas de organização curricular, como sendo a criação de Domínios de Autonomia Curricular (DAC), entre outras possibilidades. -Lei n.º 55/2018). A operacionalização dos DAC exige um trabalho de planificação que permita uma verdadeira integração curricular e promova aprendizagens significativas para todos os alunos, desenvolvendo nestes a autonomia, o espírito crítico, a criatividade... Assim, pretende-se a adoção de práticas pedagógicas capazes de promover uma maior implicação dos alunos nas aprendizagens a realizar, como sendo a metodologia de projeto, (a Metodologia de Trabalho de Projeto está associada a uma visão interdisciplinar e transdisciplinar do saber e adquire sentido na experiência do aluno, (Oliveira, 2016); o trabalho prático e experimental; atividades cooperativas de aprendizagem. A dinâmica transdisciplinar e a possibilidade de uso de diferentes linguagens artísticas podem constituir recursos essenciais para a operacionalização dos DAC. Nesta perspetiva, pretende-se criar um espaço de reflexão para capacitar os docentes para o desenvolvimento desta opção curricular prevista na legislação, mobilizando o poder indisciplinador das artes e dos patrimónios, inquietando, desarrumando e pondo em causa a ordem e certezas habituais, criando espaços de liberdade para a construção pessoal e coletiva: lugares e tempos de questionamento e abertura.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

I- Refletir sobre a importância da implementação de Domínios de Autonomia Curricular (DAC) no contexto da legislação em vigor; II - Operacionalizar /planificar DAC, em equipas multidisciplinares, recorrendo às áreas artísticas e aos patrimónios como suporte de aprendizagens; III - Partilhar boas práticas de trabalhos em DAC.

Conteúdos

- A importância da implementação de Domínios de Autonomia Curricular (DAC) no contexto da legislação em vigor; - Princípios para a planificação e concretização de DAC; - O poder educativo das artes e dos patrimónios como facilitador dos trabalhos em DAC; - Metodologias ativas e aprendizagem cooperativa no trabalho a desenvolver

Metodologias

Exposição; realização de um trabalho recorrendo ao trabalho colaborativo, por equipas multidisciplinares.

Avaliação

Frequência

Modelo

Inquérito de Satisfação de Avaliação da Ação

Bibliografia

COHEN, Ana Cláudia; FRADIQUE, José (2018). Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Lisboa: Raiz Editora. COSME, Ariana (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular – Propostas e estratégias de ação. Porto: Porto Editora.

Observações

Critérios de Seleção: 1.º - Docentes de todos os grupos disciplinares do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, por ordem de inscrição; 2.º - Docentes de todos os grupos disciplinares das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 3.º - Outros Docentes de todos os grupos disciplinares, por ordem de inscrição.

Formador

Dina Maria de Oliveira Soares

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-10-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 04-10-2023
Fim: 04-10-2023
Acreditação: ACD27-2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas Coimbra Sul