JORNADAS - PERSPETIVAS E DESAFIOS EM PORTAMENTOS ADITIVOS E DEPENDÊNCIAS - Qual o papel das forças de segurança na prevenção em Comportamentos Aditivos e Dependência? turma ACD21-23/24
Apresentação
Centro de Dia Sol Nascente é o retomar do Centro Drop-in, um projeto absolutamente inovador no país, que funcionou entre 1989 e 1994. Numa época em que o consumo de drogas era ainda considerado um crime, este Centro apoiava indivíduos adictos em fase de consumo ativo e resultou de uma parceria entre o CEPD, Segurança Social, ARSC e Cáritas Coimbra. Em 1997, após o edifício ter sido submetido a obras de remodelação, surge o Centro de Dia Sol Nascente, licenciado e financiado pelo SPTT com convenção para 30 utentes. O Centro de Acompanhamento e Apoio Psicossocial – Presta serviços a pessoas infetadas pelo VIH/sida, bem como a todas aquelas que, em razão da relação de parentesco ou de afinidade, sejam afetadas pela doença. OBJETIVOS DA RESPOSTA Esta estrutura tem como missão promover a integração social dos indivíduos com comportamentos aditivos e dependências, através da redução do consumo de drogas e da estabilização das condições pessoais, de saúde e profissionais. Visa também ser um espaço de apoio alternativo à família e/ou rua, no sentido da promoção da autonomia, cimentado em princípios de qualidade e inovação. Tendo em conta que que, atualmente, temos verificado uma quase total ausência de intervenção na prevenção e educação para as temáticas que procuramos responder e pelo aumento de incidência dos casos de infeção por VIH, os problemas sociais que os consumos de substâncias tóxicas continuam a representar, sentimos a necessidade de recriar um serviço que possa facilitar a aquisição de competências por parte das pessoas e das comunidades, em ordem a uma maior consciência preventiva. A facilitação destas jornadas insere-se nesta vontade de potenciar conhecimento destas temáticas , ligando a praxis com a academia, e ampliando o nível de intervenção. Neste sentido propomo-nos desenvolver um reflexão conjunta sobre temática Qual o papel das forças de segurança na prevenção em Comportamentos Aditivos e Dependência?
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
. Facilitar um momento de aprendizagem e reflexão crítica: . Potenciar o conhecimento sobre os CAD: . Aumentar as estratégias de intervenção em CAD: . Intensificar os projetos de intervenção na prevenção em CAD.
Conteúdos
- Comportamentos aditivos. Que prevenção? - O que são comportamentos aditivos. - Causas, fatores de risco e fatores de proteção para comportamentos aditivos - Adoção de comportamentos saudáveis. - Intervenção com envolvimento dos pais -Cooperação Intersectorial. Parecerias na Prevenção. - Policiamento de Proximidade – Projeto a Força da Prevenção. - Legislação
Metodologias
Expositiva Reflexão Crítica Construção de conhecimento
Avaliação
Frequência
Modelo
Inquérito de Satisfação de Avaliação da Ação
Observações
Critérios de Seleção: 1.º - Docentes de todos os grupos disciplinares das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 2.º - Outros Docentes de todos os grupos disciplinares, por ordem de inscrição.
Formador
Luís Miguel da Silva Gonçalves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-11-2023 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |