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JORNADAS - PERSPETIVAS E DESAFIOS EM PORTAMENTOS ADITIVOS E DEPENDÊNCIAS - O Álcool: problema ou desafio na educação para a Saúde? turma ACD22-23/24

Apresentação

Centro de Dia Sol Nascente é o retomar do Centro Drop-in, um projeto absolutamente inovador no país, que funcionou entre 1989 e 1994. Numa época em que o consumo de drogas era ainda considerado um crime, este Centro apoiava indivíduos adictos em fase de consumo ativo e resultou de uma parceria entre o CEPD, Segurança Social, ARSC e Cáritas Coimbra. Em 1997, após o edifício ter sido submetido a obras de remodelação, surge o Centro de Dia Sol Nascente, licenciado e financiado pelo SPTT com convenção para 30 utentes. O Centro de Acompanhamento e Apoio Psicossocial – Presta serviços a pessoas infetadas pelo VIH/sida, bem como a todas aquelas que, em razão da relação de parentesco ou de afinidade, sejam afetadas pela doença. OBJETIVOS DA RESPOSTA Esta estrutura tem como missão promover a integração social dos indivíduos com comportamentos aditivos e dependências, através da redução do consumo de drogas e da estabilização das condições pessoais, de saúde e profissionais. Visa também ser um espaço de apoio alternativo à família e/ou rua, no sentido da promoção da autonomia, cimentado em princípios de qualidade e inovação. Tendo em conta que que, atualmente, temos verificado uma quase total ausência de intervenção na prevenção e educação para as temáticas que procuramos responder e pelo aumento de incidência dos casos de infeção por VIH, os problemas sociais que os consumos de substâncias tóxicas continuam a representar, sentimos a necessidade de recriar um serviço que possa facilitar a aquisição de competências por parte das pessoas e das comunidades, em ordem a uma maior consciência preventiva. A facilitação destas jornadas insere-se nesta vontade de potenciar conhecimento destas temáticas , ligando a praxis com a academia, e ampliando o nível de intervenção. O consumo de bebidas alcoólicas em Portugal atinge cerca de 90% da população, o que nos permite inferir que o consumo destas bebidas é habitual na quase totalidade das famílias portuguesas. Só através de um melhor conhecimento e estudo do Álcool e dos Problemas Ligados ao Álcool (PLA), poderemos compreender os mecanismos do adoecer e eventualmente das abordagens preventivas. O papel de diversos profissionais é fundamental, não só em relação à prevenção e diagnóstico precoce, mas também ao nível do apoio à recuperação e reintegração de doentes na família e na sociedade em geral. Neste sentido propomo-nos desenvolver um reflexão conjunta sobre temática O Álcool: problema ou desafio na educação para a Saúde?

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

. Facilitar um momento de aprendizagem e reflexão crítica: . Potenciar o conhecimento sobre os CAD: . Aumentar as estratégias de intervenção em CAD: . Intensificar os projetos de intervenção na prevenção em CAD. . sensibilizar e ampliar conhecimentos em matéria de álcool; . promover competências técnicas e motivar os profissionais para um diagnóstico precoce e para uma abordagem preventiva e educativa; . contribuir para a melhoria e eficácia da prestação de cuidados, fomentando a cooperação interinstitucional.

Conteúdos

1. Epidemiologia dos PLA 2. Bebidas Alcoólicas – tipologias e curva de alcoolémia 3. Manifestações agudas e crónicas no Indivíduo 4. Consequências, respostas e atores sociais 5. Diagnóstico Precoce 6. Intervenção Preventiva

Metodologias

Expositiva Reflexão Crítica Construção de conhecimento

Avaliação

Frequência

Modelo

Expositiva Reflexão Crítica Construção de conhecimento

Observações

Critérios de Seleção: 1.º - Docentes de todos os grupos disciplinares das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 2.º - Outros Docentes de todos os grupos disciplinares, por ordem de inscrição.

Formador

Luís Miguel da Silva Gonçalves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-12-2023 (Terça-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 12-12-2023
Fim: 12-12-2023
Acreditação: ACD22-2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Delegação de Coimbra da Universidade Aberta, Plataforma ZOOM