331

I Colóquio Internacional “Manuais escolares: perspetivas históricas nacionais e globais” Parte I turma ACD24-23/24

Apresentação

Suporte de um conjunto de saberes considerado de necessária apreensão pelos mais jovens, por parte do poder político e da sociedade civil, os manuais escolares são um dos objetos mais identificáveis e definidores do processo de ensino-aprendizagem (Sherman et al., 2016; Hadar, 2017). Veja-se que, mesmo perante as mutações tecnológicas que constituem as primícias do nosso tempo, e até durante os momentos mais pedagogicamente complexos da pandemia, este meio se manteve como referência do ensino. Com efeito, acompanhando o curso histórico dos regimes políticos, as suas transformações económicas e sociais, assim como as visões culturais e mentais, sob um pano de fundo quase sempre marcado pelas ideologias dominantes, os manuais têm formado e procurado reform(ul)ar. Importa, pois, ter presente que, desde há muito, que o manual se constituiu como objeto de estudo. Nos últimos anos verificou-se mesmo uma multiplicação das análises levadas a cabo, tendo-se assistido a uma proliferação de estudos que põem a tónica em abordagens comparativas nacionais e transnacionais, que observam as representações sociais (mulher, homem, criança, sociedade, o Outro, etc.) e a construção de identidades múltiplas (sociais, políticas, culturais). Os manuais, nomeadamente os das disciplinas de História e Geografia, são um meio de divulgação em série dos “discursos” e das “imagens” oficialmente aprovadas e, ao mesmo tempo, espelhos das controvérsias societais em torno de questões sensíveis (Klerides 2010; Macgilchrist 2015). Misturam e combinam miríades de fios discursivos, que os ligam a um ambiente social mais vasto (Binnenkade, 2015). Situados na fronteira entre política, história, pedagogia e didática, refletem exigências curriculares, assim como padrões científicos e pedagógicos. Respondem às exigências da sociedade e dos debates políticos (Christophe, 2019). Atualmente, organismos governamentais nacionais e internacionais, ONGs, e instituições académicas e pedagógicas, estão envolvidos em projetos que observam práticas de inculcação e de perpetuação da memória através destas lentes analíticas, não deixando de ter presente a questão do eurocentrismo e da necessária descolonização de alguns pontos de vista. Neste sentido, esta conferência pretende revisitar o tema dos manuais escolares, em estreita ligação com as suas visões do mundo, os seus autores e, evidentemente, os destinatários.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

São objetivos deste colóquio analisar e discutir: ▪ Manuais escolares – discurso, poder e produção; ▪ A publicação de manuais – desafios, regulação e mercado; ▪ Os manuais escolares – práticas inovadoras e literacia digital; ▪ Os manuais escolares e a(s) problemática(s) da(s) identidade(s) e da Alteridade(s); ▪ Os manuais escolares – eurocentrismo, nacionalismo e racismo; ▪ Os manuais escolares perante e sob as ditaduras; ▪ Os manuais escolares em democracia e a análise da democracia nos manuais escolares; ▪ Os manuais escolares e o património local; ▪ Os manuais escolares – guerra, violência e educação para a paz; ▪ Os manuais escolares e os lugares de (des)memória; ▪ Os manuais escolares – questão e temas religiosos.

Conteúdos

Student Hub, Auditório 2 10h00: KEYNOTE SPEAKER Eckhardt Fuchs 11h15: Painel A.: MANUAIS ESCOLARES – DISCURSO, PODER E PRODUÇÃO ▪ A Autoria dos Manuais Escolares: o que pode um autor esconder, por Fernando José Monteiro da Costa ▪ Desafios na construção de manuais de História – perspetivas na ótica de autores, por Lia Ribeiro e António Ribeiro ▪ As Aprendizagens Essenciais e os manuais de História, por Marta Torres e Miguel Monteiro Barros Debate Palácio Sacadura Botte 14h30: Painel B.1: A PUBLICAÇÃO DE MANUAIS – DESAFIOS, REGULAÇÃO E MERCADO ▪ Publishing textbooks. Historical perspectives on a sector of educational innovation bounded by national institutional barriers in 19th and 20th century Europe, by Steffen Sammler ▪ De la enseñanza intuitiva de Pestalozzi a los manuales de lecciones de cosas: una comparación transnacional, por Eugenia Roldán Vera ▪ El mercado del manual escolar en América Latina: influencia francesa, producción y circulación, 1890- 1940, por Lucia Martínez Moctezuma Debate Palácio Sacadura Botte 14h30: Painel B.2: OS MANUAIS ESCOLARES – PRÁTICAS INOVADORAS E LITERACIA DIGITAL ▪ Manuais de História portugueses (1947-2022): um instrumento curricular ao serviço da educação inclusiva?, por Bruno José da Rocha Pinheiro ▪ (Re)pensar a literacia histórica e digital na sala de aula em 2023: desafios e inovações nos manuais escolares, por Marília Gago, Francisca Sousa, Maria João Barbosa, Marta Moreira, Rafael Sampaio ▪ Os Livros Didáticos depois de um Mundo com Novos Problemas, por Verônica Domingues Almeida Debate Palácio Sacadura Botte 16h30: Painel C.1: OS MANUAIS ESCOLARES E A(S) PROBLEMÁTICA(S) DA(S) IDENTIDADE(S) E DA ALTERIDADE(S) ▪ Diversity or Uniformity: Representing ethnic minorities in Contemporary Kazakhstani History Textbooks, by Karina Narymbetova, Juldyz Smagulova and Medet Baizhakanov ▪ History and geography textbooks in Italy. Representations, discourses and practices, by Maria Lucenti ▪ Analysing visual Communication in History Textbooks in the Contexto f the Reconstruction of Educational Systems in Crisis Regions, by Valerri Goncharov Debate Palácio Sacadura Botte 16h30: Painel C.2: OS MANUAIS ESCOLARES – EUROCENTRISMO E NACIONALISMO ▪ A questão negra em quatro coleções da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Programa do Livro Didático Nacional (PNLD) de 2021, por Paulo Henrique Fernandes ▪ Diário gráfico e representações sociais: um estudo com os alunos do 1.º ano do Curso de Licenciatura em Educação Básica da Universidade de Cabo Verde, por Osvaldino Monteiro ▪ Colombia en la Escuela: la idea de nación en los libros de Texto Escolar de Ciencias Sociales Contemporáneos, por Sandra Patricia Mejía Rodríguez e Miguel Ángel Gómez Mendoza Debate

Metodologias

Será utilizado o método expositivo, recorrendo às seguintes metodologias: dinâmica de grupo; debate; exposição oral; trabalho individual; reflexão e descoberta. Pretende-se criar um contexto de aprendizagem em que cada formanda/o seja convidada/o a analisar e refletir sobre a sua área científica, os manuais da sua disciplina e a prática com as suas turmas.

Avaliação

Frequência

Modelo

Inquérito de Satisfação de Avaliação da Ação

Bibliografia

- Cabecinhas, R. (2020). Luso(A)fonias. Memórias cruzadas sobre o colonialismo português. Estudos Ibero-Americanos, 45(2), 16-25. - Choppin, A. (1992). Les manuels scolaires: histoire et actualité. Hachette. - Choppin, A. (2008). Le manuel scolaire, une fausse évidence historique. Histoire de l’Education, 117, 7-56 [https://journals.openedition.org/histoire-education/565]. - Macedo, E. & Ferreira, P. D. (Coord.) (2014). Construindo pilares do projeto europeu com jovens nas escolas: Informação, reflexão e ação. Porto: Comissão Europeia & CIIE. - Morgan, K. E. & Henning, E. (2013). Designing a Tool for History Textbook Analysis. FQS Forum: Qualitative Social Research | Sozialforschung, 14(1) Doi: https://doi.org/10.17169/fqs-14.1.1807. - Nicholls, J. (Ed.) (2006). School History Textbooks Across Cultures: International Debates and Perspectives. Symposium Books. - Piedade, F, Ribeiro, N., Malafaia, C, Loff, M, Menezes, I & Neves, T. (2021). A cidadania europeia na escola: complementando o currículo | European citizenship in school: supplementing the curriculum. Educação e Pesquisa, 47, 1-20. Doi:10.1590/S1678-4634202147230371. - Ribeiro, N., Neves, T., & Menezes, I. (2017). An Organization of the Theoretical Perspectives in the Field of Civic and Political Participation: Contributions to Citizenship Education. Journal of Political Science Education, 13(4), 426-446. Doi:10.1080/15512169.2017.1354765. - Pingel, F. (2000). The European home: representations of 20th century Europe in history textbooks. Strasbourg: Council of Europe.. - Pingel, F. (2001). How to approach Europe? The European dimension in history textbooks. In Leeuw- Roord, J. (ed.), History for today and tomorrow. What does Europe mean for school history. (pp. 205-228).Hamburg, Körber Stiftung.

Anexo(s)

Programa Colóquio

Observações

Critérios de Seleção: 1.º - Docentes de todos os grupos disciplinares das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 2.º - Outros Docentes de todos os grupos disciplinares, por ordem de inscrição.

Formador

Clara Isabel Calheiros da Silva de Melo Serrano

Sérgio Gonçalo Duarte Neto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-11-2023 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 08-11-2023 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 08-11-2023
Fim: 08-11-2023
Acreditação: ACD24-2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Student Hub (FMUC, Rua Larga) e Palácio Sacadura Botte