336

Voz e Movimento turma AFRA09

Apresentação

Os profissionais que utilizam a sua Voz como ferramenta de trabalho diariamente e por muitas horas, como os professores, locutores de rádio, jornalistas ou políticos, têm um desgaste rápido da mesma, utilizando-a por vezes de forma errada. Para uma boa protecção e projecção da sua Voz serão recomendadas sempre aulas de Técnica Vocal por forma a adquirir as noções básicas de utilização da Voz, permitindo assim controlá-la e usufruir do seu trabalho comunicando de forma mais eficaz e mais saudável. Estas aulas destinam-se a todos aqueles que queiram aprender e trabalhar um pouco mais sobre a sua Voz falada ou mesmo cantada, desenvolvendo uma percepção espacial através dos sentidos e das emoções.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

Compreender o processo da fisiologia vocal Desenvolver capacidades de Preparação Vocal Promover técnicas de Colocação de voz Controlar a Respiração Articular a voz com a respiração Desenvolver a sensibilidade auditiva Relacionar a voz com a postura corporal

Conteúdos

A fisiologia vocal; Noções da colocação correcta da Voz; Técnicas de respiração; Sensibilidade auditiva; Aquecimento vocal, articulação e sua projecção; Linguagem Não verbal

Metodologias

Recorreremos a exercícios de leitura de textos ou canções, permitindo uma consciência e sensibilidade auditiva que nos liberta para o prazer de “me ouvir” falar ou cantar. As técnicas de respiração e exercícios vocais serão a base para atingir uma maior consciencialização e compreensão para o trabalho da voz quando falamos ou cantamos: as nossas histórias, as nossas canções, as nossas Paisagens Sonoras. Exercícios de aquecimento Vocal - Técnica Vocal - Leitura de textos ou canções aplicando a técnica vocal, começando por uma procura e desinibição pessoal, passando à sua relação com o resto do grupo, exploraremos as potencialidades da voz

Avaliação

A avaliação neste curso de formação é contínua e consiste na realização de trabalhos propostos pela formadora: - Debate e participação ativa nas várias sessões e fases do curso (20%) - Elaboração e apresentação de projeto individual final em suporte fotográfico ou videográfico digital (70%) - Ficha formativa escrita (10%)

Modelo

Inquéritode SAtisfação da Ação

Bibliografia

CASTARÈDE. M. (1998). A voz e os seus sortilégios. Lisboa: Editorial CaminhoMONTEIRO, G., O professor, o corpo e a voz; conhecer, praticar e desenvolver, Lisboa: ASARONDELEUX. L. (1997). Trouver sa voix. Paris: Seuil.

Anexo(s)

Observações

Critérios de Seleção: 1.º Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 2.º Docentes de outras Escolas, por ordem de inscrição.

Formador

Maria Radich Carrinho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-10-2023 (Sábado) 10:00 - 12:30 2:30 Presencial
2 28-10-2023 (Sábado) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
3 25-11-2023 (Sábado) 10:00 - 12:30 2:30 Presencial
4 25-11-2023 (Sábado) 14:00 - 17:30 3:30 Presencial
Início: 28-10-2023
Fim: 25-11-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-117905/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 12 h
Local: Agrupamento de Escolas Martim de Freitas / CFAE Minerva