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PLNM: áreas críticas no ensino/aprendizagem de estruturas da língua. Que desafios? Questões de Sintaxe e de Pragmática turma ACD04-23/24

Apresentação

No contexto atual, o ensino de Português nas escolas enfrenta um renovado desafio, ao juntar, numa mesma sala ou ambiente educativo, alunos que têm o Português como língua materna e alunos de outras línguas maternas e para quem o Português é língua segunda. A diversidade das aprendizagens que assim se configura implica necessariamente uma revisão das práticas de ensino, suas perspetivas e estratégias de atuação. Urge, por isso, (i) por um lado, reforçar conhecimentos acerca do funcionamento da língua e dos instrumentos de análise, nos seus diferentes planos, formais ou semântico-pragmáticos, e, (ii) por outro, adquirir conceitos e modelos de investigação no âmbito específico do ensino/aprendizagem de PLNM. Adquirem particular importância, neste âmbito, o estudo da sintaxe e da pragmática, quer globalmente enquanto planos centrais na organização, construção e adequação dos discursos, em função de contextos e propósitos comunicativos, quer especificamente enquanto áreas em que são particularmente visíveis problemas na aquisição, em contexto de PLNM, de estruturas e comportamentos fundamentais na construção da frase e dos textos/discursos.

Destinatários

Docentes do Ensino Básico e Secundário de todos os grupos disciplinares

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

1. Enunciar e reconhecer (tipos de) problemas no ensino/aprendizagem de PLNM nas áreas da sintaxe e da pragmática; 1.1. Identificar estruturas não convergentes na construção da estrutura argumental verbal; 1.1.1. Identificar e descrever estruturas não convergentes na seleção do número e caso dos argumentos; 1.1.2. Identificar e descrever estruturas não convergentes na forma de realização e expressão dos argumentos; 1.1.3. Identificar e descrever estruturas não convergentes na colocação de argumentos pronominalizados. 2. Consciencializar para uma área crítica no âmbito dos usos do português (LM e LNM); 2.1. Correlacionar diferentes Formas de Tratamento (FT) e diferentes graus de cortesia; 2.2. Sistematizar os recursos linguísticos disponíveis, em português, para a codificação desta informação de natureza social; 2.3. Identificar (tipos de) problemas no uso das FT na área de PLNM; 2.4. Conceber uma atividade de didatização relativa a este conteúdo.

Conteúdos

Módulo 1 (Docentes: Joana Vieira Santos / Ana Paula Loureiro). 2h+2h. Em busca dos constituintes do verbo: questões de realização, expressão e ordem em PLNM. Módulo 2 (Docente: Conceição Carapinha). 2h. A dêixis social em português – Formas de tratamento (FT) e usos 1. Os constituintes (argumentos) do predicador verbal: 1.1. Estrutura argumental: número e caso dos argumentos. 1.2. Formas de expressão dos argumentos; 1.2.1. Pronominalização; 1.2.2. Elipse de argumentos: Sujeito Nulo e Objeto Nulo. 1.3. Questões de colocação: 1.3.1. Colocação dos clíticos. 2. A dêixis. 2.1. Dêixis social em português. Formas de tratamento: pronominais; nominais e verbais. 2.2. Formas de tratamento e princípio da cortesia. 2.3. Formas de tratamento – um paradigma em mudança.

Metodologias

- Exposição - Propostas de exercícios de aplicação - Discussão de resultados

Avaliação

Frequência

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação

Bibliografia

Raposo, E. P.& Nascimento, M.F.B. & Mota, M.A.& Segura, L. & Mendes, A. (2013-2020). Gramática do Português (3 vols.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Peres, J.A.& Móia, T. (1995). Áreas Críticas do Português Contemporâneo. Lisboa: Caminho. Lima, J. P. de (2007). Pragmática Linguística. Lisboa: Caminho. Lopes, A. C. M. (2018). Pragmática. Uma introdução. Coimbra: IUC.

Observações

Critérios de Seleção: 1.º - Docentes de todos os grupos disciplinares da Escola Secundária Infanta D. Maria, por ordem de inscrição; 2.º - Docentes de todos os grupos disciplinares das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição.

Formador

Ana Paula Oliveira Loureiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-11-2023 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 29-11-2023 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 22-11-2023
Fim: 29-11-2023
Acreditação: ACD04-2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Escola Secundária Infanta D. Maria