Natal mais Sustentável - Workshop - Dobrar Papel para desdobrar o Cérebro turma ACD32-2023-2024
Apresentação
Tendo em conta os desafios que o mundo hoje nos coloca sobre a urgência de minimizar o impacto ambiental e associando essa necessidade a uma época de festejos e comemorações que se aproxima, o desafio passará pela realização/criação de um objeto artístico sustentável, alusivo à época Natalícia, recorrendo a materiais reutilizados. Transformar, reutilizando materiais e dando-lhes uma nova vida, deverá fazer parte da rotina das sociedades. Urge salvar o planeta! Cada um de nós deverá sentir vontade de participar e ajudar na construção de um mundo melhor e a arte dota o indivíduo de ferramentas que ajudam nesse processo. Educar pela arte não é mais do que utilizar as ferramentas, que as mais diversas formas artísticas nos proporcionam, permitindo dessa forma que nos tornemos cidadãos mais sensíveis, atentos e participativos, num mundo cada vez mais complexo, exigente e com necessidade de mudança. A arte tem também a função terapeuta. Este Workshop destina-se a docentes que queiram promover práticas mais sustentáveis na decoração de Natal. Reutilização de revistas, jornais e outros materiais. O trabalho manual de dobrar papel estimula as habilidades motoras com uma ênfase no desenvolvimento da organização, na elaboração de sequências de atividades, na memorização de passos e coordenação motora fina do aluno. Atividades em grupo favorecem a cooperação, bem como a paciência e a socialização. O resultado das dobragens, além de um incentivo à realização pessoal e à autoestima, é um motivo especial para presentear pais, amigos criando uma saudável conexão escola/casa. Reciclar revistas e jornais para criar enfeites de Natal é uma ótima maneira de promover a sustentabilidade e a criatividade.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Reduzir o desperdício - Promoção da sustentabilidade - Criatividade e expressão artística - Partilha do conhecimento . Comunicação e linguagem; . A comunicação visual; . Estrutura/Forma/Função; . Formas Naturais; . Proporção e harmonia; . Metodologia do design de objetos; . Imaginação/Criação e Reutilização.
Conteúdos
- Conscientização Ambiental; - Materiais Reciclados e Sustentabilidade; - Técnicas de Reciclagem Criativa; - Habilidades de Corte e Colagem; - Trabalho em Equipe; - Ornamentação e Personalização; - Demonstrar a importância que, no quotidiano de cada indivíduo, têm as manifestações artísticas e culturais, associando à sustentabilidade; . Respeitar e conservar o património artístico e cultural preservando o meio ambiente; . Comemorar datas e tradições de forma sustentável; . Prevenir para o impacto negativo que o consumo em excesso tem, na destruição do planeta; - Apresentação e Exposição.
Metodologias
Exposição dos conteúdos e aplicação prática.
Avaliação
Frequência.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.
Observações
Critérios de Seleção: - 1º Docentes do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas; - 2º Docentes das Escolas Associadas do Centro de Formação da Associação de Escolas Minerva.
Formador
Maria José Alves Domingos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-12-2023 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |