Direção de Sopros turma AFCDS01
Apresentação
A realização desta formação dará oportunidade aos formandos para desenvolverem as suas competências em direção de sopros. A direção de sopros requer conhecimento aprofundado dos instrumentos musicais assim como as suas especificidades. Ao participarem nesta formação, os formandos terão a oportunidade de estarem em contacto direto com os músicos e poderão adquirir conhecimentos específicos de cada instrumento. Além disso, a formação proporciona uma compreensão e conhecimento de repertório específico para sopros. A seleção de repertório será essencial para o sucesso e a qualidade das performances de todos os envolvidos. Através da formação, os formandos terão acesso a um vasto leque de repertório, abrangendo diversos estilos musicais, períodos históricos e níveis de dificuldade. Irá permitir-lhes ampliarem o seu conhecimento musical, explorar repertório novo e formas de direção que se adequa ao estilo musical trabalhado e a grupos heterogéneos.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 250, 610 e docentes dos grupos M1 ao M32
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 250, 610 e docentes dos grupos M1 ao M32. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 250, 610 e docentes dos grupos M1 ao M32.
Objetivos
· Desenvolver competências e habilidades para direção de sopros; · Aperfeiçoar as técnicas de direção, técnicas de ensaios e técnicas de preparação de ensaios; · Aprofundar conhecimentos musicais e interpretação musical; · Aprofundar o conhecimento de repertório e estilos musicais para sopros.
Conteúdos
Técnicas de Direção: exploração de técnicas/gestos de direção, incluindo padrões de pulso, expressividade dos gestos, uso do braço e das mãos e comunicação com os músicos. (10h) Técnicas de Ensaio: exploração de estratégias eficazes para conduzir ensaios produtivos, abordando questões como seleção e organização do repertório, planeamento e estruturação de ensaios, desenvolvimento de habilidades de escuta ativa e feedback construtivo. (10h) Interpretação Musical: análise e interpretação de partituras para sopros, considerando elementos como articulação, dinâmica, fraseado, equilíbrio sonoro, acentuações e outros aspectos interpretativos relevantes para a direção musical. (5h) Repertório e Estilos Musicais: exploração de diferentes estilos musicais, incluindo música clássica e contemporânea. Estudo de obras representativas e significativas dentro destes estilos, com ênfase na análise musical, contexto histórico e práticas de interpretação adequadas. (5h) Prática de Direção em Conjunto: realização de exercícios práticos de direção, com a participação de músicos das bandas convidadas. Os formandos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos, trabalhar a comunicação com os músicos e desenvolver as suas capacidades enquanto maestros. (20h)
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Critérios de avaliação: Participação/ intervenção nas sessões teóricas (20%) Participação/ intervenção nas sessões práticas (30%) Trabalho individual Implementação das atividades propostas nas sessões teóricas, nas sessões práticas com banda e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas (30%) Participação ativa no concerto final (20%)
Bibliografia
Ascensio, Enrique Garcia (2017). Dirección Musical. La Técnica de Sergiu Celibidache, Valencia: Piles Editorial de Música, S.A.Berlioz, Hector (2021). Le Chef D´Orchestre, Paris: Edição BoD Books on DemandBlum, David (2000). Casals y el arte de la interpretation, Madrid: Ideamúsica Editores, S.LHauswirth, Felix (2005. Étude de La Partition, Adliswill/ Schweiz: Ruh Musik, 8134Whitwell, Sir David (2000). The History and Literature of the Wind Band and Wind Ensemble Vol. IX, Switzerland: Ruh Musik
Observações
Inscrições através do OpuSpiritum/ensemble
Formador
Tiago João Gomes Alves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-11-2023 (Sábado) | 15:00 - 17:30 | 2:30 | Presencial |
2 | 18-11-2023 (Sábado) | 15:00 - 17:30 | 2:30 | Presencial |
3 | 02-12-2023 (Sábado) | 15:00 - 17:30 | 2:30 | Presencial |
4 | 06-01-2024 (Sábado) | 15:00 - 17:30 | 2:30 | Presencial |
5 | 03-02-2024 (Sábado) | 15:00 - 17:30 | 2:30 | Presencial |
6 | 17-02-2024 (Sábado) | 15:00 - 17:30 | 2:30 | Presencial |
7 | 02-03-2024 (Sábado) | 15:00 - 17:30 | 2:30 | Presencial |
8 | 06-04-2024 (Sábado) | 15:00 - 17:30 | 2:30 | Presencial |
9 | 04-05-2024 (Sábado) | 15:00 - 17:30 | 2:30 | Presencial |
10 | 08-06-2024 (Sábado) | 15:00 - 17:30 | 2:30 | Presencial |