A leitura selvagem turma ACD38-23/24
Apresentação
Uma proposta de leitura em voz alta que nos tira do conforto dos modelos conhecidos e obriga-nos a abordagens de sobrevivência leitora. Voz, corpo e pensamento a abrir caminho no mato dos livros. Crítica dos modelos convencionais. Desafios teóricos e práticos. Exercitação e debate. Preparação de um texto para ser lido em voz alta (múltiplas abordagens).
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Apoiar o crescimento e enriquecimento da experiência da leitura dos professores e bibliotecários e ainda dos alunos dos diferentes níveis de ensino.
Conteúdos
Descrição crítica dos modelos atuais de trabalho com o livro e a leitura. Sugestões de atividades gerais para reformular os espaços e tempos leitores dentro da sala de aula. Abordagens diversas sobre o livro: seleção, manipulação, análise e leitura em voz alta. Compreensão leitora e técnicas de criatividade vocal para a leitura em voz alta. Modelos de trabalho e ferramentas.
Metodologias
Exposição, debate e trabalho de grupos.
Avaliação
Frequência da Ação
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.
Bibliografia
Guia experimental para a leitura em voz alta. VVAA. Editora Boca Habitar o som. Rodolfo Castro. Edição de autor
Observações
Critérios de Seleção: 1º - Docentes do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, por ordem de inscrição. 2º - Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição.
Formador
Matilde Maria Carvalho da Costa do Vale Antunes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-02-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 23-02-2024 (Sexta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |