t.Lab Mil Pássaros – Formação Transitiva em Arte para a Infância turma ACD40-23/24
Apresentação
t.Lab Mil Pássaros – Formação transitiva em Arte para a Infância é uma experiência formativa de natureza holística que trata transversalmente as expressões artísticas e a educação ambiental. Esta formação faz parte da “constelação” Mil Pássaros. As “constelações artístico-educativas" constituem um modelo de trabalho que a Companhia de Música Teatral tem vindo a desenvolver, e que se carateriza pelo facto de diferentes formas de criação e intervenção artística e educativa serem construídas a partir de diferentes relações com um objeto artístico original. É cada vez mais importante chamar a atenção para a necessidade de preservar o mundo em que vivemos e há muitas formas de o fazer. Ensinar a olhar e escutar de forma poética é certamente uma das que faz falta e deve ser promovida desde a primeira infância. A constelação artístico-educativa Mil Pássaros articula criação artística, formação e envolvimento da comunidade através de um conjunto de experiências artístico-educativas de diferente natureza em que se incentiva a escutar a “voz” dos pássaros, num alerta sobre a fragilidade do planeta em que vivemos.
Destinatários
Educadores de Infância
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
a) Vivenciar (ao nível da música, do movimento e da expressão plástica) conteúdos artísticos presentes na obra PaPI (Peça a Peça Itinerante) - Opus 8. b) Conhecer recursos educativos disponíveis em acesso aberto no site Mil Pássaros que possam ser realizados no contexto de creche e jardim de infância. c) Adquirir ferramentas facilitadoras de uma boa interação entre as famílias e a creche/jardim-de-infância no contexto de Mil Pássaros e uma adequada participação na globalidade do projeto. d) Refletir sobre processos de consciencialização ecológica a partir de elementos de natureza artística.
Conteúdos
Do mundo dos pássaros à escuta da paisagem sonora. Vivência de situações de prática musical ao nível da voz e do corpo com objetos específicos do universo Mil Pássaros. Vivência de situações de aprendizagem ao nível da expressão plástica. Técnicas de pintura a utilizar na instalação-satélite da escola (Primeiros Pássaros). Aprendizagem de estratégias que podem ser implementadas na sala de creche e/ou jardim de infância e familiarização com o conjunto de procedimentos necessários para o envolvimento das famílias no projeto. Preparação da intervenção dos formandos nas creches/jardins-de-infância/escolas visando a participação na constelação Mil Pássaros, nomeadamente na receção de PaPI-Opus 8, Primeiros Pássaros e participação na instalação coletiva final.
Metodologias
Metodologia imersiva e vivencial: a partir do universo dos pássaros e do material artístico da peça de música-teatral PaPI-Opus 8 (peça esta que será apresentada nos locais de trabalho dos formandos) são proporcionadas vivências de voz e movimento, de escuta da “paisagem sonora”, de fruição e experimentação estética multisensorial, integrando a exploração plástica de materiais diversificados.
Avaliação
Frequência da Ação
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.
Bibliografia
1) Companhia de Música Teatral (2022). Rotas de Mil Pássaros. Lisboa: Companhia de Música Teatral. 2) https://milpassaros.com 3) https://vimeo.com/640070701 4) https://vimeo.com/518798647
Observações
Critérios de Seleção: EXCLUSIVO _ Educadoras/es de Infância da rede pública do concelho de Coimbra
Formador
Helena Rodrigues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-01-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 31-01-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |