Lab Inclui +: reforçar partilhas em rede turma ACD43-23/24
Apresentação
No âmbito das prioridades da Rede de Bibliotecas Escolares e do seu quadro estratégico - eixo PESSOAS, reconhece-se o valor das bibliotecas como organizações que promovem a defesa da dignidade humana e da justiça, o compromisso com a equidade e o valor da diversidade, da democracia e da liberdade. Neste contexto, enquadra-se um projeto de colaboração entre a RBE e o CRTIC Coimbra, que visa o desenvolvimento de ações que contribuam para uma educação promotora de práticas e competências de literacia com todos, envolvendo crianças e jovens com necessidade de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. A presente ação aposta na divulgação de ferramentas/plataformas digitais para a criação de recursos multiformato inclusivos, dirigidos a alunos que revelem dificuldades na acessibilidade e na utilização da leitura, da escrita e da oralidade. Pretende-se mobilizar diferentes agentes educativos para a construção de conteúdos assente no trabalho colaborativo, criando dinâmicas de partilha entre as bibliotecas escolares, os docentes, incluindo os professores bibliotecários, e o CRTIC Coimbra.
Destinatários
Professoras(es) Bibliotecárias(os) e Professoras(es) de Educação Especial da Escolas Associadas do CFAE Minerva
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Dar a conhecer as diferentes valências das Bibliotecas Escolares no âmbito da educação inclusiva Sensibilizar para a importância da construção de atividades digitais, que respeitem diferentes meios de ação, representação e envolvimento, através da utilização de diversas ferramentas. Divulgar diferentes ferramentas que permitem a edição de conteúdos digitais: Canva, Bookcreator, StoryJumper, Audacity, Narakeet, Animated Drawings, CapCut, Wordwall, Educaplay Sensibilizar para a importância de divulgar e partilhar recursos educativos multiformato, tornando-os acessíveis às comunidades educativas.
Conteúdos
1. Acessibilidade das Bibliotecas Escolares no âmbito do quadro estratégico da Rede de Bibliotecas Escolares e em conformidade com os normativos legais. 1.1. Biblioteca escolar e serviços de biblioteca: acessibilidade física (localização, acesso e organização) e apoio à sala de aula / espaços de aprendizagem; práticas de leitura inclusiva e formatos acessíveis. 2. Papel das tecnologias na divulgação e na acessibilidade a recursos e materiais. - Divulgação de materiais em formatos acessíveis (histórias multiformato). - Exemplos de Plataformas colaborativas e comunidades de práticas inclusivas. - Da colaboração à criação de comunidades de práticas inclusivas: Partilhas em rede.
Metodologias
Como a divulgação e a partilha dos recursos e materiais pedagógicos constitui um aspeto fundamental desta ação, os formandos terão a oportunidade de se envolver numa comunidade de práticas inclusivas, onde poderão reforçar o trabalho colaborativo na preparação e desenvolvimento de materiais e na troca de ideias e experiências. A metodologia a utilizar será dinâmica e centrada na participação ativa dos formandos.
Avaliação
Frequência da Ação
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/dl_54_2018.pdf https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf https://rbe.mec.pt/np4/file/890/qe__21.27.pdf https://rbe.mec.pt/np4/file/1089/brochura_tjpl2017.pdf
Observações
Critérios de Seleção: 1º - Professores bibliotecários e professores de educação especial das Escolas Associadas do CFAE Minerva; 2º - Docentes de outros grupos de recrutamento das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição.
Formador
Helena Maria Querido Duque
Sofia Isabel Correia Reis
Ana Cristina Coelho Rebelo Arnaut
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-01-2024 (Sexta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |