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Lab Inclui +: reforçar partilhas em rede turma ACD43-23/24

Apresentação

No âmbito das prioridades da Rede de Bibliotecas Escolares e do seu quadro estratégico - eixo PESSOAS, reconhece-se o valor das bibliotecas como organizações que promovem a defesa da dignidade humana e da justiça, o compromisso com a equidade e o valor da diversidade, da democracia e da liberdade. Neste contexto, enquadra-se um projeto de colaboração entre a RBE e o CRTIC Coimbra, que visa o desenvolvimento de ações que contribuam para uma educação promotora de práticas e competências de literacia com todos, envolvendo crianças e jovens com necessidade de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. A presente ação aposta na divulgação de ferramentas/plataformas digitais para a criação de recursos multiformato inclusivos, dirigidos a alunos que revelem dificuldades na acessibilidade e na utilização da leitura, da escrita e da oralidade. Pretende-se mobilizar diferentes agentes educativos para a construção de conteúdos assente no trabalho colaborativo, criando dinâmicas de partilha entre as bibliotecas escolares, os docentes, incluindo os professores bibliotecários, e o CRTIC Coimbra.

Destinatários

Professoras(es) Bibliotecárias(os) e Professoras(es) de Educação Especial da Escolas Associadas do CFAE Minerva

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Dar a conhecer as diferentes valências das Bibliotecas Escolares no âmbito da educação inclusiva Sensibilizar para a importância da construção de atividades digitais, que respeitem diferentes meios de ação, representação e envolvimento, através da utilização de diversas ferramentas. Divulgar diferentes ferramentas que permitem a edição de conteúdos digitais: Canva, Bookcreator, StoryJumper, Audacity, Narakeet, Animated Drawings, CapCut, Wordwall, Educaplay Sensibilizar para a importância de divulgar e partilhar recursos educativos multiformato, tornando-os acessíveis às comunidades educativas.

Conteúdos

1. Acessibilidade das Bibliotecas Escolares no âmbito do quadro estratégico da Rede de Bibliotecas Escolares e em conformidade com os normativos legais. 1.1. Biblioteca escolar e serviços de biblioteca: acessibilidade física (localização, acesso e organização) e apoio à sala de aula / espaços de aprendizagem; práticas de leitura inclusiva e formatos acessíveis. 2. Papel das tecnologias na divulgação e na acessibilidade a recursos e materiais. - Divulgação de materiais em formatos acessíveis (histórias multiformato). - Exemplos de Plataformas colaborativas e comunidades de práticas inclusivas. - Da colaboração à criação de comunidades de práticas inclusivas: Partilhas em rede.

Metodologias

Como a divulgação e a partilha dos recursos e materiais pedagógicos constitui um aspeto fundamental desta ação, os formandos terão a oportunidade de se envolver numa comunidade de práticas inclusivas, onde poderão reforçar o trabalho colaborativo na preparação e desenvolvimento de materiais e na troca de ideias e experiências. A metodologia a utilizar será dinâmica e centrada na participação ativa dos formandos.

Avaliação

Frequência da Ação

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/dl_54_2018.pdf https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf https://rbe.mec.pt/np4/file/890/qe__21.27.pdf https://rbe.mec.pt/np4/file/1089/brochura_tjpl2017.pdf

Observações

Critérios de Seleção: 1º - Professores bibliotecários e professores de educação especial das Escolas Associadas do CFAE Minerva; 2º - Docentes de outros grupos de recrutamento das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição.

Formador

Helena Maria Querido Duque

Sofia Isabel Correia Reis

Ana Cristina Coelho Rebelo Arnaut

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-01-2024 (Sexta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 12-01-2024
Fim: 12-01-2024
Acreditação: ACD43-2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Agrupamento de Escolas Coimbra Sul