352

Perturbações do Espectro do Autismo turma ACD42-23/24

Apresentação

Devido ao aumento do número de diagnósticos de PEA torna-se fundamental formar e informar educadores e técnicos que fazem o acompanhamento destas crianças e jovens, sobre as peculiaridades desta perturbação, bem como sobre as alternativas eficazes de intervenção. O contexto escolar é um dos espaços onde verifica a maior presença de casos desta forma, este tipo de formação é uma mais valia para o enriquecimento dos docentes.

Destinatários

Prioridade aos Professores da Escola Secundária Avelar Brotero

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Sensibilizar para as Perturbações Específicas do Espectro do Autismo; - Compreensão de um quadro geral desta patologia e de algumas das suas especificidades, como por exemplo as hipersensibilidades; - Estratégias para as PEA em contexto específico de sala de aula.

Conteúdos

1ª sessão: • Autismo e etiologia; • Breve história do autismo; • Causas e avaliação; • Caraterísticas da perturbação; • Intervenções 2ª sessão: • Breve história da terapia comportamental ABA; • Conceitos fundamentais do ABA; • Estratégias comportamentais; • Aplicação em diferentes contextos; • Casos práticos

Metodologias

- Exposição; - demonstração; - recursos didáticos; - estudo de caso

Avaliação

Frequência da Ação

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

Filipe, C. N. (2015). Crescer e viver diferente. (1ªed.), Lisboa: Verso Kapa. Fuentes, J. Bakare, M. Munir, K. Aguayo, P. Gaddour, N. Öner, Ö. & Mercadante, M. (2012). Autism spectrum disorders. In J. M. Rey, (coord.), IACAPAP e-Textbook of Child and Adolescent Mental Health (pp. 1–27). Geneva: International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions. Klin, A. (2006). Autism and Asperger syndrome: an overview. Ver. Bras. Psiquiatr, 1(28), 3-12. Lima, C. B. (2012). Perturbações do Espectro do Autismo: Manual prático de intervenção. Lisboa: Lidel – edições técnica, Lda.

Anexo(s)

Observações

Critérios de Seleção: 1º - Professores da Escola Secundária Avelar Brotero, por ordem de inscrição; 2º - Professores das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição.

Formador

Nicole Metelo Dias

Daniela Alexandra Ferreira Vieira

Cláudia Fernanda Beirão de Sousa Carapito

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-01-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
2 21-02-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 24-01-2024
Fim: 21-02-2024
Acreditação: ACD42-2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: Online