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Património, Memória e Cidadania turma ACD41-23/24

Apresentação

Esta ação de formação destina-se a professores e educadores e resulta de uma colaboração com a Academia do Plano Nacional das Artes (PNA). Pretende-se criar um momento de reflexão conjunta sobre as questões do Património, permitindo deste modo a atualizar as práticas pedagógicas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Desenvolver hábitos de questionamento e problematização face ao saber adquirido ou a novas situações. - Mobilizar conceitos de análise da realidade histórica. - Reconhecer a importância cultural do património e as particularidades de uma comunidade como via de dinamização de projetos de intervenção educativa. - Compreender o património e a história locais como recursos culturais e educativos. - Caracterizar o património local. - Refletir sobre os desafios que se colocam atualmente na relação entre identidade, memória e a construção de uma nova cidadania.

Conteúdos

- Património e patrimónios: nascimento e evolução do conceito. - O papel de Alexandre Herculano: municipalismo, regionalismo e defesa do património. - Instrumentos jurídicos de proteção do património: cartas e convenções, a legislação nacional: do alvará régio de 1721 à Carta de Cracóvia. - A Constituição da República Portuguesa: «Fruição e Criação Cultural.» - Tipologia dos bens e níveis de proteção. Bens móveis e imóveis, monumentos, conjuntos e sítios. Diferentes níveis de classificação. - Bens materiais e imateriais. Património arqueológico, paleontológico, arquivístico, audio-visual, fonográfico, bibliográfico, fonográfico e fotográfico,… - Património e Cidadania: o dever de proteção, associações de defesa do Património, educação patrimonial. Vandalismo no espaço público, uma ameaça ao património. - A Convenção da UNESCO para a proteção do património mundial. O contexto do seu surgimento, breve historial. - A Carta de Porto Santo: cidadania cultural e democracia cultural - Educação patrimonial: o que é? Desafios atuais.

Metodologias

A ação será expositiva, recorrendo à apresentação de diapositivos. Serão fornecidas orientações bibliográficas para aprofundamento autónomo dos temas abordados. Os formandos serão convidados a participar, promovendo-se um ambiente de diálogo e partilha.

Avaliação

Frequência da Ação

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

- António Pinto Ribeiro: Peut-on décoloniser les musées?; conférence, Fondation Calouste Gulbenkian (délegation en France); 2019 - Françoise Choay: Alegoria do Património, Lisboa, Edições 70, 2ª edição, 2006 - Maria Helena Maia: Património e Restauro em Portugal (1825-1852), Lisboa, Colibri, 2007 - Manuel João Ramos (org.): A Matéria do Património. Memórias e Identidades, Lisboa, Colibri, 2003 - J. Amado Mendes: Museus e Educação; Coimbra; Imprensa da Universidade; 2ª edição; 2013

Observações

Critérios de Seleção: 1º - Professores do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, por ordem de inscrição; 2º - Professores das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição.

Formador

António Luís Cerdeira Coelho e Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 31-01-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
2 07-02-2024 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 31-01-2024
Fim: 07-02-2024
Acreditação: ACD41-2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Agrupamento de escolas Coimbra Sul