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Musicalidade Comunicativa na Educação de Infância turma AFC04

Apresentação

A voz e a linguagem corporal são importantes instrumentos no relacionamento humano. No caso dos profissionais que trabalham com crianças revestem-se de uma importância ainda maior — os níveis não semânticos da comunicação humana têm forte impacto nos seres humanos mais jovens. Por isso, são aspetos que devem ser alvo de uma maior consciencialização. O trabalho em rede, o trabalho colaborativo entre profissionais que cuidam de crianças é de grande importância: todos têm de estar alinhados em função do supremo interesse da criança. A música, e nomeadamente a prática coral, oferece ferramentas que podem ajudar a encontrar um sentido coletivo, facilitando a construção de equipas afinadas na construção de um fim comum. Através de prática vocal e de movimento, este curso de formação será tempo para desenvolvimento pessoal e trabalho colaborativo entre diferentes profissionais de diferentes Jardins de Infância. Porque é necessário despertar a “musicalidade comunicativa”. Porque é necessário ser cuidado para poder cuidar bem. Porque é necessário fruir e vivenciar o poder transformador da arte para o poder transmitir.

Destinatários

Educadores de Infância (grupo 100)

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância (grupo 100). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância (grupo 100).

Objetivos

Participar em momentos de “team building” entre profissionais de diferentes Jardins de Infância do Município de Coimbra. Desenvolver formas de diálogo e trabalho cooperativo entre diferentes profissionais Adquirir ferramentas de trabalho que possam ser relevantes na mediação com as famílias das crianças que frequentam Jardins de Infância. Tomar consciência dos efeitos/ poder da voz falada e da linguagem corporal nas orientações educativas numa sala de jardim de infância. Explorar recursos vocais e de movimento, quer a nível individual, quer a nível coletivo. Conhecer reportório musical (escuta). Conhecer reportório musical (prática vocal). Conhecer jogos, atividades e dinâmicas de grupo (movimento). Desenvolver formas de estar que facilitem a curiosidade e a expressividade das crianças através de diferentes meios artísticos. Fruir experiências musicais de qualidade.

Conteúdos

As formas de diálogo e trabalho cooperativo entre diferentes profissionais As ferramentas de trabalho que possam ser relevantes na mediação com as famílias das crianças que frequentam Jardins de Infância. Os efeitos/ poder da voz falada e da linguagem corporal nas orientações educativas numa sala de jardim de infância. Exploração recursos vocais e de movimento, quer a nível individual, quer a nível coletivo. O reportório musical (escuta). O reportório musical (prática vocal). Identificação de jogos, atividades e dinâmicas de grupo (movimento). Formas de estar que facilitem a curiosidade e a expressividade das crianças através de diferentes meios artísticos. Analise de várias experiências musicais de qualidade.

Metodologias

Serão usadas metodologias imersivas que fomentem a vivência de práticas musicais (com destaque para o uso da voz e do movimento) e práticas reflexivas fomentando a consciencialização e transferência das aprendizagens para os respetivos contextos de trabalho. Expositivo / Demonstrativo / Aplicações Práticas

Avaliação

Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, nº2 do artº do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro.

Modelo

Inquérito de Avaliação de Satisfação

Bibliografia

• Rodrigues, P.; Rodrigues, H.; Rodrigues, Paulo F. eds. (2018). Ecos de GermInArte. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.• Rodrigues, H., Rodrigues, P. J. F., & Silva, P. M. F. R. D. (2016). Ecos de Opus Tutti: Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.• COSTA, Patricia. Expressividade cênica no coro infantil e infantojuvenil – relato de observações e experiências. In: ANDRADE, Débora e GABORIM-MOREIRA, Ana Lúcia (Org.). Canto coral infantojuvenil – reflexões e ações. São João del Rey: Mosaico, 2020, p. 35-49.• Companhia de Música Teatral (2022). Rotas de Mil Pássaros. Lisboa: Companhia de Música Teatral.• Recursos didácticos disponíveis em open access em https://milpassaros.com e https://musicateatral.com/cmteca/

Anexo(s)

Observações

Prioridades: - Educadores/as de Infância da Rede Pública do Concelho de Coimbra, por ordem de inscrição.

Formador

Helena Rodrigues

Patricia Soares Santos Costa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-02-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
2 28-02-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
3 06-03-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
4 13-03-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
5 20-03-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
6 27-03-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
7 10-04-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
8 17-04-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
9 08-05-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
10 15-05-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
11 22-05-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Presencial
12 29-05-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 21-02-2024
Fim: 29-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-119618/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Convento de São Francisco