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Compras públicas e Administração Escolar turma AFC13

Apresentação

O CFAE Minerva entende os seus Planos de Formação como sendo dinâmicos e estando, a qualquer momento, preparados para integrar ações de formação que possam dar resposta a necessidades de formação sentidas e apresentadas pelas suas escolas e agrupamentos associados. A temática da Contratação Pública é recorrentemente referida como sendo uma dessas necessidades dada a importância do seu domínio para o regular funcionamento do setor administrativo-financeiro das escolas e, ainda, tendo em consideração as frequentes alterações introduzidas à legislação que a enquadra. A formação reveste-se duma importância especial no âmbito da operacionalização de projetos financiados pelo FSE e, mais recentemente, dos procedimentos conducentes à instalação dos Centros Tecnológicos Especializados.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

O objetivo destas sessões será enunciar e permitir a compreensão aos responsáveis e executores dos AE/ENA quanto aos normativos aplicáveis em matéria de contratação pública, com especial enfoque no âmbito de contratos para a execução de projetos financiados ou cofinanciados por fundos europeus.

Conteúdos

I. Princípios gerais e âmbito de aplicação do CCP 1. Princípios gerais da contratação pública 2. O âmbito objetivo e o âmbito subjetivo do CCP 3. Organização sistemática do CCP II. Dos procedimentos de formação contratual 1. Tipos e critérios de escolha dos procedimentos 2. Fase de Formação do contrato – regras gerais aos procedimentos de contratação 2.1. Decisão de contratar e decisão de autorização de despesa 2.2. Peças do procedimento 2.3 Regras de participação – os impedimentos 2.4. Proposta 2.5. Da constituição do Júri e sua intervenção no procedimento 2.6. Análise e Avaliação das propostas 2.6.1. Exclusão de propostas – motivos materiais e formais 2.6.2. Conceção, estruturação e elaboração do modelo de avaliação das propostas 2.7. Adjudicação 2.8. Documentos de habilitação e sua apresentação 2.9. Caução 2.10. Celebração do Contrato 2.11. Publicitação e Relatórios de contratação 3. Tipos de procedimento e sua tramitação 3.1. Ajuste direto - Regime Geral - Regime Simplificado 3.2. Consulta Prévia 3.3. Concursos públicos - Concurso público normal - Concurso público urgente - Concurso limitado por prévia qualificação Estudos de casos Práticos e elaboração de peças procedimentais III. Contratação eletrónica 1. As Plataformas Eletrónicas de Contratação 2. O Sistema Nacional de Compras Públicas 3. A comunicação e informação sobre todos os contratos celebrados ao abrigo do CCP: Base Gov 4. Acordos Quadro 4.1. Noção 4.2. As Centrais de Compras IV. Execução Contratual 1. Regime dos contratos administrativos 2. Gestor do Contrato 3. Causas e possibilidade de modificação objetiva do contrato 4. Causas e possibilidade de modificação subjetiva do contrato 5. Cumprimento e incumprimento 6. Sanções 7. Invalidade e da ineficácia do contrato

Metodologias

- Disponibilização de diferentes tipos de documentação produzida pelo formador no campo teórico e prático; - Troca de experiências e construção de saberes em grupo; - Utilização do método demonstrativo na resolução de trabalhos teóricos ou práticos sobre os conteúdos do plano da ação; - Utilização do método interrogativo na avaliação de questões; - Utilização do método expositivo na apresentação da estrutura legislativa aplicável; - Intervenção permanente dos participantes, na colocação de questões pertinentes relativas às matérias teóricas ou práticas abordadas; - Apresentação de estudos de caso e trabalho de grupo, privilegiando o debate e esclarecimento de dúvidas no final de cada sessão. - Visualização de apresentações powerpoint respeitantes às diferentes temáticas abordadas nas sessões.

Avaliação

A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação do Professor – Centro de Formação de Professores de CFAE MINERVAs, é contínua e participada por todos os intervenientes. Os critérios de avaliação a utilizar são: assiduidade, qualidade da participação no contexto dos objetivos / efeitos a produzir; qualidade do trabalho individual. Para cada critério de avaliação é definida uma escala qualitativa de 5 níveis e uma escala quantitativa, em percentagem, afeta a esses níveis. A média ponderada dos resultados obtidos nos três critérios de avaliação constitui o valor médio de desempenho que é depois traduzido numa classificação quantitativa final, expressa na escala de 1 a 10 valores., conforme se indica: 1 a 4,9 valores - Insuficiente; 5 a 6,4 valores - Suficiente; 6,5 a 7,9 valores - Bom; 8 a 8,9 valores - Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

Legislação aplicávelCódigo do Processo AdministrativoFerreira B. & Torres, L. (2012),Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional. RBPAE, 28 (1), 86-111Mintzberg, H. (2010). Estrutura e Dinâmica das Organizações, Lisboa, Ed. D. Quixote

Anexo(s)

Observações

Prioridade Única para as Direções das Escolas Associadas do CFAE Minerva

Formador

Vasco José da Silva Cavaleiro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-01-2024 (Sexta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Online síncrona
2 19-01-2024 (Sexta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Online síncrona
3 22-01-2024 (Segunda-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Online síncrona
4 22-01-2024 (Segunda-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Online síncrona
5 26-01-2024 (Sexta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Online síncrona
6 26-01-2024 (Sexta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Online síncrona
Início: 19-01-2024
Fim: 26-01-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121686/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 18 h
Local: CFAE Minerva / ZOOM