Compras públicas e Administração Escolar turma AFC13
Apresentação
O CFAE Minerva entende os seus Planos de Formação como sendo dinâmicos e estando, a qualquer momento, preparados para integrar ações de formação que possam dar resposta a necessidades de formação sentidas e apresentadas pelas suas escolas e agrupamentos associados. A temática da Contratação Pública é recorrentemente referida como sendo uma dessas necessidades dada a importância do seu domínio para o regular funcionamento do setor administrativo-financeiro das escolas e, ainda, tendo em consideração as frequentes alterações introduzidas à legislação que a enquadra. A formação reveste-se duma importância especial no âmbito da operacionalização de projetos financiados pelo FSE e, mais recentemente, dos procedimentos conducentes à instalação dos Centros Tecnológicos Especializados.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
O objetivo destas sessões será enunciar e permitir a compreensão aos responsáveis e executores dos AE/ENA quanto aos normativos aplicáveis em matéria de contratação pública, com especial enfoque no âmbito de contratos para a execução de projetos financiados ou cofinanciados por fundos europeus.
Conteúdos
I. Princípios gerais e âmbito de aplicação do CCP 1. Princípios gerais da contratação pública 2. O âmbito objetivo e o âmbito subjetivo do CCP 3. Organização sistemática do CCP II. Dos procedimentos de formação contratual 1. Tipos e critérios de escolha dos procedimentos 2. Fase de Formação do contrato regras gerais aos procedimentos de contratação 2.1. Decisão de contratar e decisão de autorização de despesa 2.2. Peças do procedimento 2.3 Regras de participação os impedimentos 2.4. Proposta 2.5. Da constituição do Júri e sua intervenção no procedimento 2.6. Análise e Avaliação das propostas 2.6.1. Exclusão de propostas motivos materiais e formais 2.6.2. Conceção, estruturação e elaboração do modelo de avaliação das propostas 2.7. Adjudicação 2.8. Documentos de habilitação e sua apresentação 2.9. Caução 2.10. Celebração do Contrato 2.11. Publicitação e Relatórios de contratação 3. Tipos de procedimento e sua tramitação 3.1. Ajuste direto - Regime Geral - Regime Simplificado 3.2. Consulta Prévia 3.3. Concursos públicos - Concurso público normal - Concurso público urgente - Concurso limitado por prévia qualificação Estudos de casos Práticos e elaboração de peças procedimentais III. Contratação eletrónica 1. As Plataformas Eletrónicas de Contratação 2. O Sistema Nacional de Compras Públicas 3. A comunicação e informação sobre todos os contratos celebrados ao abrigo do CCP: Base Gov 4. Acordos Quadro 4.1. Noção 4.2. As Centrais de Compras IV. Execução Contratual 1. Regime dos contratos administrativos 2. Gestor do Contrato 3. Causas e possibilidade de modificação objetiva do contrato 4. Causas e possibilidade de modificação subjetiva do contrato 5. Cumprimento e incumprimento 6. Sanções 7. Invalidade e da ineficácia do contrato
Metodologias
- Disponibilização de diferentes tipos de documentação produzida pelo formador no campo teórico e prático; - Troca de experiências e construção de saberes em grupo; - Utilização do método demonstrativo na resolução de trabalhos teóricos ou práticos sobre os conteúdos do plano da ação; - Utilização do método interrogativo na avaliação de questões; - Utilização do método expositivo na apresentação da estrutura legislativa aplicável; - Intervenção permanente dos participantes, na colocação de questões pertinentes relativas às matérias teóricas ou práticas abordadas; - Apresentação de estudos de caso e trabalho de grupo, privilegiando o debate e esclarecimento de dúvidas no final de cada sessão. - Visualização de apresentações powerpoint respeitantes às diferentes temáticas abordadas nas sessões.
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação do Professor Centro de Formação de Professores de CFAE MINERVAs, é contínua e participada por todos os intervenientes. Os critérios de avaliação a utilizar são: assiduidade, qualidade da participação no contexto dos objetivos / efeitos a produzir; qualidade do trabalho individual. Para cada critério de avaliação é definida uma escala qualitativa de 5 níveis e uma escala quantitativa, em percentagem, afeta a esses níveis. A média ponderada dos resultados obtidos nos três critérios de avaliação constitui o valor médio de desempenho que é depois traduzido numa classificação quantitativa final, expressa na escala de 1 a 10 valores., conforme se indica: 1 a 4,9 valores - Insuficiente; 5 a 6,4 valores - Suficiente; 6,5 a 7,9 valores - Bom; 8 a 8,9 valores - Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
Legislação aplicávelCódigo do Processo AdministrativoFerreira B. & Torres, L. (2012),Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional. RBPAE, 28 (1), 86-111Mintzberg, H. (2010). Estrutura e Dinâmica das Organizações, Lisboa, Ed. D. Quixote
Anexo(s)
Observações
Prioridade Única para as Direções das Escolas Associadas do CFAE Minerva
Formador
Vasco José da Silva Cavaleiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-01-2024 (Sexta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 19-01-2024 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 22-01-2024 (Segunda-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 22-01-2024 (Segunda-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 26-01-2024 (Sexta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 26-01-2024 (Sexta-feira) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Online síncrona |