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I Encontro Regional da Rede de Escolas para a Educação Intercultural. Enquadramento, avaliação e planeamento participados. turma ACD48-23/24

Apresentação

Com o lançamento, em outubro de 2023, de um novo ciclo do programa Rede de Escolas para a Educação Intercultural - REEI (de 2023 a 2027), a Direção-Geral de Educação, o Alto Comissariado para as Migrações (cujas competências transitaram para a Agência de Integração, Migrações e Asilo) e a Fundação Aga Khan assumiram a REEI como um importante reforço e contributo para a implementação de medidas que ganharam relevante expressão com a publicação do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, complementada pelo Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho, que homologa o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, e pelas diversas portarias que o regulamentam, evidenciando a obrigatoriedade de elaboração e concretização de uma Estratégia de Educação para a Cidadania em cada Escola / Agrupamento de Escolas, através da criação da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento. A proposta desta ação de curta duração enquadra-se no modelo de governança da REEI, considerando que os parceiros promotores devem incluir propostas de formação na área da interculturalidade que visem apoiar os profissionais das várias escolas-membro na concretização dos pressupostos estipulados nos Termos de Referência da REEI, bem como outras que se venham a justificar face às necessidades identificadas.

Destinatários

Docentes da Rede de Escolas para a Educação Intercultural (REEI)

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

a) Revisitar ou compreender e apropriar-se de valores, princípios e conceitos da Educação Intercultural; b) Implementar uma estratégia de envolvimento de todos os intervenientes na Escola, desenvolvendo a cultura organizacional; c) Avaliar o II ciclo da REEI, de forma participada; d) Definir de forma participada o Plano de Ação do III Ciclo da REEI (2023-2027) e) Refletir sobre as práticas de Interculturalidade na Escola, integrada na Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola (EECE)

Conteúdos

I – Princípios e conceitos de educação intercultural referentes a: • interculturalidade e multiculturalidade; • pluralismo. • Quadros de referência para refletir sobre a Educação Intercultural. II – Avaliação do II ciclo da REEI e planeamento do III ciclo participados considerando: • os princípios e pilares da REEI: • Princípios da REEI: uma escola com atitudes, práticas e competências interculturais; uma escola inclusiva e reflexiva, que valoriza a diversidade da comunidade educativa como recurso de aprendizagem; uma escola participativa, que, em cooperação, enriquece e é enriquecida em comunidade. • Pilares da REEI: cultura organizacional, currículo, comunidade.

Metodologias

Encontro – presencial (articulação entre momentos de exposição e momentos de debate e reflexão, em grande e em pequenos grupos com recurso a metodologia World Café).

Avaliação

Frequência

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação.

Bibliografia

Essencial: REEI, Termos de Referência - reei-termos-de-referencia-20232027.pdf (mec.pt) Outra: será facultada durante o Encontro.

Observações

Critérios de seleção: - Docentes das escolas-membro na concretização dos pressupostos estipulados nos Termos de Referência da REEI.

Formador

Teresa Isabel Pestana Brandão Oliveira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-02-2024 (Quinta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 08-02-2024 (Quinta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 08-02-2024
Fim: 08-02-2024
Acreditação: ACD48-2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Agrupamento de Escolas Martim de Freitas