(Auto)Regulação do Stress em Contexto Escolar: Conhecer, Agir e Intervir turma AFC10-2023-2024
Apresentação
A (auto) regulação do stress em contexto escolar propicia a possibilidade de estabilizar emoções, obtendo melhorias na concentração, atenção e memória elementos fundamentais do sucesso escolar e social. Acresce que a emoção e cognição interagem de forma contínua, nutrindo-se e moldando-se recíprocamente. Assim, as aprendizagens são influenciadas e organizadas pelas emoções, razão pela qual um ambiente seguro emocionalmente, é de importância vital para o desenvolvimento de aprendizagens consistentes e com sentido. A estabilidade conseguida através da (auto)regulação consistente do stress, conduzirá ao estabelecimento de relações harmoniosas entre alunos e professores, e alunos entre si, importando, capacitar educadores e professores para a utilização continuada destas estratégias
Destinatários
Educadoras/es de Infância, Professoras/es dos Ensinos Básico e Secundário e Professoras/es do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadoras/es de Infância, Professoras/es dos Ensinos Básico e Secundário e Professoras/es do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Discutir epistemológica e praxiologicamente o stress Compreender os efeitos do stress nos processos de ensino e de aprendizagem; Consciencializar para a importância da (auto) regulação do stress nas praticas didático-pedagógicas, Dotar os professores e educadores de estratégias eficazes de (auto) regulação do stress; Tornar a sala de aula num lugar acolhedor em que os alunos se sintam contidos e incluídos; Contribuir para a apropriação de ferramentas pedagógicas que facilitem a criação de vínculos entre alunos e professores e alunos-alunos; Facilitar o papel mediador dos educadores e dos professores; Contribuir para a prevenção de comportamentos disruptivos pouco facilitadores das aprendizagens, como a violência e o bullying; Melhorar a inclusão de alunos com NEE, facilitando a regulação emocional e cognitiva
Conteúdos
Definição e conceitos (3h) Aspetos psicológicos e fisiológicos do stress modelos teóricos (3h) Estratégias e técnicas de (auto) regulação de stress em contexto de sala de aula (6 horas) O papel do professor, das famílias e de outros agentes educativos como mediadores (4h) Stress e inclusão de alunos que necessitam de apoios educativos e sociais especializados (ESSE), vulgo NEE (2 horas) (Auto) Regulação do stress: Dimensão praxeologica - Análise crítíca de casos práticos e investigações (7h)
Metodologias
As metodologias que configuram este curso apontam para o desenvolvimento de formas proactiva de aprendizagem, afirmando os participantes como co-autores do conhecimento e da acção. As actividades a desenvolver assentam em momentos de Brainstorm seguidos de investigação proactiva de respostas e de discussão, bem como análise de casos, em pequenos grupos, do quadro de referência teórico e praxeológico, aliando a teoria á prática e fomentando a partilha de saberes, de experiências e de práticas
Avaliação
A avaliação dos formandos é feita de modo contínuo com base na participação nas sessões. Propõe-se também a realização de uma reflexão escrita em que seja revelada a consolidação dos conteúdos abordados, evidenciando a aplicação em contexto das temáticas tratadas durante a formação. Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.
Bibliografia
McEwen, B. S., & Sapolsky, R. M. (1995). Stress and cognitive function. Current opinion in neurobiology, 5(2), 205-216.Lazar, S. W., Bush, G., Gollub, R. L., Fricchione, G. L., Khalsa, G., & Benson, H. (2000). Functional brain mapping of the relaxation response and meditation. Neuroreport, 11(7), 1581-1585.Flook, I., Goldberg, S. B., Pinger, I., Bonus, K., & Davidson, R. J. (2013). Mindfulness for teachers: a pilot study to assess effects on stress, burnout, and teaching efficacy. Mind Brain and Education, 7(3), 182-195. Doi: 10.1111 / bem.12026Stress Management: Enhance your well-being by reducing stress and building resilience Harvard Medical School Special Health ReportSelye, H. (1985). History and present status of the stress concept. In A. Monat, & R. Lazarus (Eds.), Stress and coping. New York: Columbia University Press
Anexo(s)
Observações
Critérios de Seleção: 1.º - Educadoras/es de Infância, Professoras/es dos Ensinos Básico e Secundário e Professoras/es do Ensino Especial,, das Escolas Associadas do CFAE Minerva. 2.º - Educadoras/es de Infância, Professoras/es dos Ensinos Básico e Secundário e Professoras/es do Ensino Especial, das Escolas Não Associadas do CFAE Minerva.
Formador
Cristina Quadros
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-03-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 18-03-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 08-04-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 15-04-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 22-04-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 29-04-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 06-05-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 13-05-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |