374

O lado mais oculto da música turma AFLMOM01

Apresentação

A primeira razão que nos levou a propor esta acção de formação prende-se com o facto da oferta de acções nem sempre ir ao encontro das necessidades formativas deste ensino especializado. O facto do formador ser professor do ensino artístico especializado de música (disciplina de História da Cultura e das Artes) permite-lhe ter uma noção dessas mesmas necessidades e, ao mesmo tempo, conseguir propor um plano de formação transversal aos vários grupos de recrutamento considerando fundamental que os docentes dos vários grupos estejam munidos de informação acerca dos vários contextos estéticos, históricos e sociais que envolveram a produção de uma determinada obra musical não se limitando a fazer uma abordagem somente técnica. Esta formação pretende ser um contributo para um melhor conhecimento de obras musicais onde música, ritos, esoterismo e magia foram elementos que estiveram na base de sua criação. Esta acção pretende fazer uma viagem pela relação entre a música, o mistério, a magia e o esoterismo. É também importante dar a conhecer o resultado de investigações que têm sido efectuadas por musicólogos, nestes últimos anos, que se referem às obras compostas com conteúdo e simbolismo maçónico escritas para rituais e sessões maçónicas. Estas obras são muitas vezes completamente desconhecidas do grande público e, infelizmente, também da maioria dos professores de instrumento.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 250 e 610 e ensino especializado M1 ao M36 e M38.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 250 e 610 e ensino especializado M1 ao M36 e M38.. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 250 e 610 e ensino especializado M1 ao M36 e M38..

Objetivos

A Ação de Formação proposta permitirá aos docentes, independentemente do seu instrumento, poderem fazer uma abordagem na sua disciplina menos centrada somente na componente técnica mas podendo, paralelamente, contextualizar musicologicamente melhor os conteúdos abordados com os seus alunos. Pretende-se ainda dar a conhecer novo repertório com simbologia maçónica e outros conteúdos esotéricos, resultado de pesquizas recentes da musicologia, assim como, fornecer ferramentas de análise para que os formandos compreendam o processo evolutivo da música na sua relação com o sobrenatural. Para cada tema e compositor abordado, e em sintonia com as necessidades específicas dos formandos, serão dadas algumas ferramentas que os mesmos poderão utilizar ao longo das suas aulas assim como preparação de materiais específicos e adequados ao repertório e conteúdos abordados. Após esta Acão de Formação os docentes estarão munidos de um maior conhecimento de repertório e de compositores que escreveram especificamente com estes intuitos tendo compreendido todo o simbolismo contido nestas músicas.

Conteúdos

MÓDULO 1 – A origem mágica da música Duração: 4 horas A música do Egipto e Mesopotâmia A Grécia e a Harmonia das Esferas A música na Roma Antiga A música na Cultura Cristã Rituais medievais MÓDULO 2 – A música nas Sociedades Secretas Duração: 4 horas A música nos Templários A música na Maçonaria A alquimia durante a Idade Média e Renascimento Geometria, Música e Matemática A Alquimia do Som Os teóricos e as obras simbólicas MÓDULO 3 – “A Flauta Mágica” – uma ópera simbólica Duração: 4 horas O Singspiel O simbolismo presente na obra As personagens e o seu significado simbólico Análise detalhada da partitura para melhor percepção do simbolismo presente Audição de excertos MÓDULO 4 – As óperas de Mozart com conteúdo simbólico Duração: 4 horas Die Freimaurermusik “A Flauta Mágica” – O seu contexto O autor de libreto - Emanuel Johann Schikaneder Breve resumo de A Flauta Mágica Os pormenores maçónicos ocultos na obra MÓDULO 5 – Mozart e outros compositores maçons Duração: 4 horas As Constituições de Anderson e a música Os músicos na ordem maçónica O Cancioneiro de Jacques-Christophe Naudot Mozart e a sua entrada na Maçonaria Obras compostas por Mozart para actos solenes na Maçonaria Ludwig van Beethoven Jean Sibelius Outros compositores e músicos – do erudito, ao jazz e ao popular Autores de referência nesta temática: Paul Nettl, Roges Cotte, Gerard Gefen e Pablo Amafil MÓDULO 6 - Avaliação Duração: 5 horas A avaliação será feita através de um trabalho proposto de acordo com a área de formação do avaliando.

Metodologias

A tipologia das aulas será teórico/práticas. Recorrendo, o mais possível, às ferramentas áudio-visuais será feito um percurso pelas várias obras compostas com conteúdos simbólicos. Aquando o início da Acção de Formação será feito um levantamento dos grupos disciplinares presentes e, na medida do possível, feita uma abordagem que vá directamente ao encontro das necessidades específicas de cada um dos grupos de recrutamento participante na acção. Serão facultadas obras específicas, sempre que possível, aos vários grupos disciplinares. Serão fornecidos materiais diversos e modelos de apresentação de conteúdos aos participantes para que os mesmos os possam utilizar e adaptar aos diversos contextos e necessidades.

Avaliação

A Avaliação deverá ter em conta a frequência da Acção de Formação, a produção de materiais e/ou trabalhos em contexto escolar e apresentação de uma Reflexão Crítica Individual que refira as mais valias dos conteúdos abordados na sua prática educativa. Deverá igualmente apresentar um modelo de aula preparada com estas ferramentas. O modelo desta reflexão deverá conter os seguintes pontos: - Introdução. - Expectativas iniciais. - Avaliação global sobre o cumprimento dos conteúdos. - Reflexão como formando sobre o trabalho realizado. - Implicações no trabalho e desenvolver. - Autoavaliação da acção. - Sugestões de melhoria. - Considerações finais. A classificação será na escala de 1 a 10 com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores - Excelente. Os formandos serão avaliados de forma contínua com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: • Participação – Assiduidade e pontualidade, interesse e empenho (30%) • Produção de Trabalhos e/ou Materiais em contexto escolar (50%) • Reflexão crítica (20%)

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação

Bibliografia

CAMINO, Rizzardo Da. Ópera Maçónica - A Flauta Mágica: W. A. Mozart, Madras, São Paulo, 2006.COTTE, Roger. La musique maçonnique et ses musiciens. Editions du Borrego, Paris, 1988GROUT, Donald. História da Música Ocidental. Gradiva, Lisboa, 1994.MUÑOZ, Luís Antonio. A História Oculta de la Música, La esfera de los Libros, Madrid, 2020NETTL, Paul. Mozart and Masonry. New York: Dorset Press, 1957

Observações

Critério de Seleção: Ordem de Inscrição.

Formador

António Manuel da Luz Neves Cardo

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-02-2024 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 17-02-2024 (Sábado) 15:00 - 18:00 3:00 Online assíncrona
3 24-02-2024 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
4 24-02-2024 (Sábado) 15:00 - 18:00 3:00 Online assíncrona
5 02-03-2024 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
6 02-03-2024 (Sábado) 15:00 - 18:00 3:00 Online assíncrona
7 09-03-2024 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
8 09-03-2024 (Sábado) 15:00 - 19:00 4:00 Online assíncrona
Início: 17-02-2024
Fim: 29-02-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-122262/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: ONLINE - Plataforma ZOOM