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PLNM: “Por favor... cativa-me!” turma ACD57 -23/24

Apresentação

A necessidade de uma formação para professores em Português Língua Não Materna (PLNM) é inegável diante de uma sociedade cada vez mais diversificada e globalizada. Essa formação justifica-se pela importância de proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade, capaz de atender aos desafios colocados por alunos com diferentes origens linguísticas e culturais. Os professores bem preparados não apenas dominam técnicas de ensino adaptadas às necessidades individuais dos alunos de PLNM, mas também promovem a interculturalidade, o respeito à diversidade e o desenvolvimento de competências essenciais para a comunicação em contextos multiculturais. Além disso, essa formação é fundamental para garantir o cumprimento das legislações e políticas educacionais relacionadas à diversidade linguística e cultural, contribuindo assim para a promoção da igualdade de oportunidades educacionais.

Destinatários

Docentes que lecionam Português Língua Não Materna - Coordenadores Departamento

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Promover o entendimento das características e desafios dos alunos de PLNM; • Desenvolver competências pedagógicas adaptadas ao ensino de PLNM; • Promover a interculturalidade e o respeito à diversidade através do ensino de Português como Língua Não Materna (PLNM)

Conteúdos

• Identidade cultural e diversidade linguística • Estratégias interculturais de ensino e aprendizagem • Desenvolvimento de competências interculturais • Material didático e recursos interculturais • Avaliação intercultural

Metodologias

Apresentação; partilha de experiências, Debate

Avaliação

Frequência

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

• Davi, Albuquerque; Ramos, Rui: O ensino de Português língua não materna: pesquisas e práticas bem sucedidas. Editora Bordô Grena • FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. • BEKERMAN, Zvi; GEISEN, Thomas (eds.) (2011), International Handbook of Migration, Minorities and Education. Understanding Cultural and Social Differences in Processes of Learning, Dordrecht, NL, Springer.

Observações

Critério de Seleção: - Docentes que lecionam Português Língua Não Materna das Escolas Associadas do CFAE Minerva

Formador

Luís Miguel da Silva Gonçalves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-02-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 28-02-2024
Fim: 28-02-2024
Acreditação: ACD57-2023-2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: CFAE MINERVA / AEMF