Recursos Educacionais Abertos: conceções e práticas turma ACD58-23/24
Apresentação
Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são indispensáveis em contextos educativos, tal como fundamentado, por exemplo, e entre outros referenciais enquadradores, no DigCompEd - Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Constata-se, porém, a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre os REA, para que reforçar e sustentar conceções e práticas que conduzam à sua efetiva e eficaz utilização, nos diferentes níveis e contexto de ensino-aprendizagem. Assim, e para atender a necessidades identificadas, nomeadamente no âmbito da Rede Académica WEIWER® (LE@D, Universidade Aberta) e em particular no Programa WEIWERBE (em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares), propõe-se, com a realização desta ACD, reforçar a formação docente e a sua capacitação digital, especificamente em torno dos REA, a saber: enquadramento e referenciais; requisitos legais e técnicos; alojamento e curadoria; pesquisa, acesso e utilização.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Capacitar os docentes nos Recursos Educacionais Abertos (REA)
Conteúdos
REA: 1. Enquadramento e referenciais 2. Requisitos legais e técnicos 3. Alojamento e curadoria 4. Pesquisa, acesso e utilização
Metodologias
Exposição e Debate
Avaliação
Frequência
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formaçãol
Bibliografia
DigCompEd - Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores
Anexo(s)
Observações
Critérios de seleção: 1.º - Prioridade aos docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 2.º - Todos os docentes por ordem de inscrição.
Formador
Teresa Margarida Loureiro Cardoso
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-03-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |