A Gestão de Competências socio emocionais das crianças em idade pré escolar turma PND02
Apresentação
Em função do plano de atividades: Com o objetivo de incluir todas as partes interessadas no Projeto Gerações, pretendemos realizar um Workshop teórico-prático, utilizando um suporte teórico-concetual com jogos socioeducativos, capacitando stakeholders da comunidade educativa, melhorando assim a relação adulto/criança em idade pré-escolar. Os Profissionais Não Docentes, em contexto escolar passam muitas horas com as crianças e têm uma grande importância no seu dia-a-dia. É fundamental envolvê-los nos processos formativos, para que o ambiente da comunidade educativa, seja um ambiente acolhedor, de comunicação assertiva e empática, com uma linguagem comum. Se os profissionais/cuidadores que lidam com as crianças tiverem um conhecimento mais reforçado sobre a regulação emocional e até mesmo experiência sobre a área emocional, tornam-se um suporte importante para as crianças ultrapassarem os seus conflitos emocionais. Em função dos destinatários: Os profissionais não docentes, assistentes operacionais que exercem as funções no jardim de infância, executam o seu trabalho com as crianças durante muitas horas, sendo de maior importância a sua capacitação, envolvendo-os nos processos formativos
Destinatários
Pessoal Não Docente dos Agrupamento de Escolas e Escolas Não Agrupadas
Objetivos
Capacitar stakeholders da comunidade educativa para uma melhor abordagem na gestão das competências socio emocionais das crianças em idade Pré-Escolar; Promover uma melhor relação adulto/criança em idade Pré-Escolar; Desenvolver competências socio emocionais nas crianças; Promover práticas educacionais positivas; Envolver a comunidade educativa na promoção da literacia em saúde mental e emocional, numa perspetiva global, que potencie o desenvolvimento harmonioso do indivíduo. Reforçar fatores protetores: Pessoais – desenvolver a identidade, autonomia, autoestima/autoconceito, afetos, emoções, sentimentos, relações interpessoais, comunicação; Ambiente escolar - promover a participação, a cooperação, a solidariedade, a aprendizagem, a responsabilidade e a assertividade; Sociais/comunitários – criar condições para um maior envolvimento da comunidade e dos parceiros
Conteúdos
- 6 horas - Formação Inicial
Metodologias
Apresentação. Demonstração do Projeto. Prática.
Avaliação
Avalição Quantitaiva e Qualitativa.
Modelo
Inquérito de Satisfação.
Bibliografia
FONSECA, Vitor da (2016). Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. psicopedag. [online]. 2016, vol.33, n.102 [citado 2023-08-31], pp. 365-384 . Disponível em: lt;http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext amp;pid=S0103- 84862016000300014 amp;lng=pt amp;nrm=iso gt;. ISSN 0103-8486. SILVA, I., Marques, L., Mata, L. amp; Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação/Direção-geral da Educação (DGE). Webster-Stratton, Carolyn. (2013). Anos Incríveis. Guia de Resolução de Problemas para Pais de Crianças dos 2 aos 8 Anos de Idade. Edições Psiquilíbrios. VALE, V. (2012). Tecer para não ter de remendar: o desenvolvimento socioemocional em idade pré-escolar e o programa Anos Incríveis para educadores de infância. Dissertação de doutoramento em Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra].
Formador
Cristina Maria Ramos Crespo de Carvalho
Clara Maria da Conceição Simões Rodrigues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 26-03-2024 (Terça-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 26-03-2024 (Terça-feira) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |