Plataforma Microsoft Teams e Office 365 na pedagogia do Ensino a Distância e no Ensino Presencial turma AFTeamsT1
Apresentação
O Perfil dos Alunos, em articulação com as Aprendizagens Essenciais, implica novas abordagens pedagógicas, pelo que esta oficina surge da necessidade de partilhar experiências no âmbito da gestão do currículo no ensino a distância e presencial. Considerando que Educar no século XXI exige a perceção de que é fundamental conseguir adaptar-se a novos contextos e novas estruturas, mobilizando as competências, mas também estando preparado para atualizar conhecimento e desempenhar novas funções (DGE, 2017, p. 13), pretende-se dotar os professores com conhecimentos para lecionar na modalidade ensino a distância, apresentando recursos digitais que os possam auxiliar na sua ação pedagógica no âmbito do ensino, aprendizagem e avaliação pedagógica.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Educação Especial e Educadores de Infância
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Educação Especial e Educadores de Infância. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Educação Especial e Educadores de Infância.
Objetivos
1 - Compreender as potencialidades de metodologias ativas com recurso a tecnologias no desenvolvimento de competências fundamentais para o século XXI, previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais; 2 - Executar procedimentos subjacentes à criação de um ambiente de trabalho para o ensino a distância; 3 - Trabalhar com o sistema de gestão de aprendizagens Microsoft Teams e outras aplicações do Office 365 com vista à promoção do sucesso escolar; 4 - Promover a utilização de estratégias de aprendizagem ativa com recurso às tecnologias com o objetivo de incrementar o envolvimento dos alunos e a qualidade das aprendizagens.
Conteúdos
Módulo 1 (3h): Apresentação do formador, dos formandos e da oficina de formação: objetivos, conteúdos, avaliação e cronograma, conceito de plataforma, aplicação e ferramenta digital de ensino, aprendizagem e avaliação, acesso à aplicação OneDrive, expetativas dos formandos na formação com recurso à ferramenta Mentimeter, exploração da ferramenta Mentimeter, construção do Portefólio Individual / diário da formação com a ferramenta Padlet, exploração da ferramenta Padlet, apresentação da plataforma Office 365 e suas potencialidades educativas. Módulo 2 (6h): Exploração técnica e pedagógica do LMS Microsoft Teams: atividade, conversa, equipas, tarefas, calendário, chamadas, ficheiros, aplicações, ajuda e descarregar a aplicação Teams para o ambiente de trabalho do computador; criar, gerir, sair, editar e eliminar equipa, adicionais canais e membros, gerir etiquetas, canal geral, separadores (publicações, ficheiros, tarefas, bloco de notas escolares, notas, aplicações) e reuniões. Instalação e utilização da app Teams no computador e no telemóvel. Módulo 3 (6h): Exploração das aplicações do Office 365 para o ensino e aprendizagem: Outlook, OneDrive, SharePoint, Sway. Módulo 4 (6h): Exploração das aplicações do Office 365 para a avaliação pedagógica: Microsoft Docx, Microsoft Forms, Wiki, Stream e OneNote. Módulo 5 (4h): Realização da seguinte atividade no Portefólio Individual: levantamento das plataformas, aplicações e ferramentas digitais de formação e ensino-aprendizagem abordadas na formação e reflexão sobre as respetivas vantagens e desvantagens no âmbito da sua aplicação em contexto educativo. Apresentação do Portefólio individual produzido pelos formandos no decorrer da formação. Avaliação da ação, orientações para elaborar a reflexão crítica e arquivo de documentação na aplicação OneDrive
Metodologias
Expositivo e Metodologia Ativa. Sessões práticas.
Avaliação
A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. Avaliação contínua baseada nos seguintes itens gerais: - Participação nas sessões síncronas (15%); - Diário de aprendizagem (15%); - Conteúdos produzidos (50%); - Relatório de reflexão crítica (20%).
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação
Bibliografia
ALMEIDA, M. Formando professores para atuar em ambientes de aprendizagem interativos e colaborativos, in https://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf [Consult. 2020-12-17].2000. [Consult. 2015-12-03]. Disponível na internet: http://www.nave.pucsp.br/doc/formando.doc> COSTA, F.; CRUZ, E.; VIANA, J. Recursos educativos para uma aprendizagem autónoma e significativa. Algumas características essenciais. In Libro de Actas do XI Congresso International Galego-Português de Psicopedagoxia, 2011, p.1609-1615.DIAS, Ana Augusta Silva; GOMES, Maria João (coord.) E-learning para e-formadores. Guimarães: TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho, 2004.GOMES, M. J. Desafios do e-learning: do conceito às práticas. In. Atas do VIII congresso galaico-português de psicopedagogia/org. S. A. Leandro, D. S. Bento. Braga: Universidade do Minho, 2005, p. 66-76.SAMPAIO, A. Uma abordagem ao e-learning na formação profissional: estratégias para o sucesso de modelos de aprendizagem assíncronos, sem sistema de tutoria. Tese de Mestrado: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2011.
Anexo(s)
Formador
Marco Alexandre Carvalho Bento
Isabel de Lurdes Pereira do Cabo
Cátia Liliana Pimenta Valéria
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-03-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |
2 | 25-03-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 27-03-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 08-04-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |
5 | 15-04-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 16-04-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |
7 | 29-04-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |
8 | 06-05-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |
9 | 07-05-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |
10 | 13-05-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |
11 | 14-05-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
12 | 20-05-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
13 | 28-05-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
14 | 03-06-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 19:30 | 1:30 | Online síncrona |