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Apresentação

No âmbito da capacitação digital dos docentes é determinante para o desenvolvimento de modelos inovadores associados aos processos de ensino e de aprendizagem. A Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020 que aprova o Plano de Ação para a Transição Digital prevê um investimento nas competências digitais (CD) dos docentes e dos formadores. Considera-se, assim, fundamental que os docentes desenvolvam a CD necessária para poderem exercer uma cidadania ativa e usar as tecnologias digitais em contexto profissional, pedagógico e didático, promovendo, posteriormente, o desenvolvimento da CD dos alunos. Dando continuidade às Oficinas de Capacitação Digital de Docentes pretende-se agora a partilha das práticas pedagógicas e inovadoras que vêm sendo desenvolvidas pelos docentes nos mais diversos contextos educativos

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver as suas CD São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos; - estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo

Conteúdos

Partilho logo Inspiro - As práticas inspiradoras da Escola Secundária Infanta Dona Maria: - Auto e heteroavaliação com a ferramenta CoRubrics - Orçamento participativo da Escola - O digital que facilita - Ferramentas digitais para apoio à leitura de prova - Festival de Cinema

Metodologias

As sessões presenciais são destinadas à partilha e exploração de ferramentas e estratégias pedagógicas com recurso ao digital para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação e avaliação, promovendo reflexão sobre a articulação entre as áreas de competência; à realização de atividades práticas de partilha, suportadas por um ambiente colaborativo; à planificação e criação de atividades a implementar na escola, que promovam o desenvolvimento das CD docente e, simultaneamente, dos alunos; à reflexão crítica sobre o desenvolvimento profissional docente.

Avaliação

Frequência

Modelo

Inquérito de satisfação da ação de formação

Bibliografia

- Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education – guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htm - Comissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=EN - Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.

Observações

Critérios de seleção: 1º Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição

Formador

Nuno Miguel Ferreira Simões

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-06-2024 (Segunda-feira) 15:30 - 19:30 4:00 Presencial
Início: 03-06-2024
Fim: 03-06-2024
Acreditação: ACD65-2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: ES Infanta Dona Maria