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Seminário: “(Re)pensar a Educação não formal" turma ACD56-23/24

Apresentação

Este seminário pretende promover a reflexão, junto dos profissionais da área da educação sobre os novos desafios da educação não formal. Cada criança e jovem deve ter a oportunidade de evoluir em diferentes dimensões – cognitiva, pessoal e social -, para uma consciencialização do seu papel ativo enquanto cidadão comprometido e responsável pela comunidade onde está integrado, bem como para a sua valorização e crescimento pessoal. No atual mundo digital, em que as tecnologias são parte integrante da nossa sociedade, os conhecimentos e interesses de cada criança e jovem estão em contante evolução, pelo que é premente refletir e capacitar os educadores para responder a estes novos desafios.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Este seminário pretende abordar os seguintes conteúdos: • Conhecer o trabalho realizado pela Cáritas Diocesana de Coimbra, ao longo das últimas duas décadas, no âmbito da educação não formal, através dos seus Centros de Atividades de Tempos Livres dirigidos a alunos do 1º ciclo, 2º e 3º ciclo e ensino secundário; • Repensar e refletir sobre o novo paradigma da Educação, em particular, os novos desafios da Educação não formal na atual sociedade; • Refletir e avaliar como crescem as crianças e jovens na era digital – riscos e benefícios.

Conteúdos

Neste seminário serão abordados os seguintes conteúdos:  Desafios atuais da educação não formal;  Narrativas pessoais e profissionais dos diferentes agentes envolvidos no processo da educação não formal;  Contributos da educação não formal para o desenvolvimento integral da criança/jovem;  Riscos e oportunidades da era digital para o crescimento saudável das crianças e jovens;  O brincar como metodologia ativa e participativa na promoção do bem-estar pessoal, social e emocional

Metodologias

As metodologias a adotar serão: exposição oral e diálogo/debate; apresentação de casos práticos (narrativas/storytelling) e visualização de vídeos.

Avaliação

Frequência.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.

Observações

Critérios de Seleção: 1.º Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, 2.º Outros Docentes

Formador

Maria do Céu Lopes Beirão

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-05-2024 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 17-05-2024 (Sexta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 17-05-2024
Fim: 17-05-2024
Acreditação: ACD56-2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Auditório do ISCAC