Saúde Mental na Adolescência turma ACD68 - 23-24
Apresentação
A promoção da “Literacia em Saúde Mental” de pessoal docente e não docente constituiu-se como o elemento-chave desta iniciativa, que visa possibilitar o reconhecimento e intervenção precoce face a perturbações da saúde mental dos adolescentes. A literacia em saúde mental é definida como as crenças e conhecimentos acerca dos problemas e perturbações mentais que permitem o seu reconhecimento, gestão e prevenção. Intervenções escolares, com foco na saúde mental das crianças e adolescentes, têm a possibilidade de influenciar o desenvolvimento, de forma que este seja saudável, e de diminuir o risco de desenvolver perturbações de saúde mental. As intervenções devem reforçar a capacidade de o indivíduo e conviventes significativos identificarem e regularem as emoções, melhorarem as alternativas aos comportamentos de risco e aumentarem a resiliência para gerir as situações difíceis, promovendo redes de suporte e apoio. Reconhecendo o peso das experiências adversas da infância para a génese da doença nos adultos, bem como possíveis lacunas no que diz respeito ao conhecimento, procuramos envolver a comunidade escolar, de forma a promover a literacia em saúde mental e promover o desenvolvimento de competências emocionais e relacionais. Uma intervenção que consiga níveis de cumplicidade do desenvolvimento de competências emocionais e relacionais no adolescente e de uma melhor parentalidade, aliada a um aumento de literacia em saúde mental (de pais, professores, auxiliares de ação educativa e profissionais de saúde) será mais eficaz, sendo capaz de transformar fatores de risco em fatores protetores da Saúde Mental e assim contribuir para uma sociedade melhor e mais saudável.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Promover a literacia em saúde mental da comunidade educativa, com destaque para a deteção precoce de potenciais problemas/perturbações de saúde mental em adolescentes. • Desenvolver competências de comunicação/interação positiva com adolescentes.
Conteúdos
• Fatores de proteção, de risco e causas de perturbações mentais, com destaque para Comportamentos auto-lesivos, Pertutbações do comportamento alimentar e Comportamentos aditivos; • Estratégias de autocuidado e procura de ajuda. • Técnicas de comunicação assertiva; gestão de conflitos; gestão das emoções; resolução de problemas; gestão do processo de mudança e modificação do comportamento.
Metodologias
• 1ª parte - Formativa: método expositivo e interrogativo, com técnicas reflexivas e de discussão de três temas: Comportamentos auto-lesivos, Pertutbações do comportamento alimentar e Comportamentos aditivos. • 2ª parte - Kit MenteCiente: através de vinhetas clínicas e de forma mais interativa, serão apresentadas algumas técnicas: comunicação assertiva; gestão de conflitos; gestão das emoções; resolução de problemas; gestão do processo de mudança e modificação do comportamento. Será colocada em prática a utilização da informação em saúde mental
Avaliação
Frequência
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
• Barros, A.C.; Coelho, J. A.; Duarte, P. C.; Valadares, S. (2018). Comportamentos Autolesivos e Suicidários na Adolescência: Identificar para ajudar. Coimbra: Instituto de Apoio à Criança – Polo de Coimbra. https://iacrianca.pt/wp-content/uploads/2021/05/livro_coimbra.pdf • DGS (2011). Prevenção de comportamentos dos doentes que põem em causa a sua segurança ou da sua envolvente. Departamento da Qualidade na Saúde. https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt • Martin, I.; Silva, A.; Pedrollo, L.; Leocádio, M.; Vedana, K. (2022). Prevenção do risco de suicídio: guia para profissionais da saúde. Ponta Grossa - PR: Atena, ISBN 978-65-258-0494-1, https://doi.org/10.22533/at.ed.941220809 • Rijo, D.; Brazão, N.; Silva, D.R.; Vagos, P. (2017). Intervenção psicológica com jovens agressores. Lisboa: Pactor • Santos, J.; Erse, M.; Simões, R.; Façanha, J.; Marques, L.; Matos, M.; Loureiro, C.; Quaresma, M.; (2021) "Guia Mais Contigo Educadores" - Guia Mais Contigo Educadores, 1ª Edição, Associação Honorífica da ESEnfC, Coimbra, p1 - 30, ISBN/ISSN: 978-989-33-2653-4, Depósito legal: 492310/21 • Santos, J.; Erse, M.; Simões, R.; Façanha, J.; Marques, L.; Matos, M.; Loureiro, C.; Quaresma, M. (2021) "Mais Contigo 2021. promoção da saúde mental e prevenção de comportamentos suicidários na comunidade educativa" - mais Contigo 2021. Promoção da saúde mental e prevenção de comportamentos suicidários na comunidade educativa, 1ª Edição, ESEnfC, Coimbra, p1 - 138, ISBN/ISSN: 978-989-53081-5-6, Depósito legal: 485704/21 • Silva, A.; Santos, J.; Vedana, K. (2022) "Autolesão não suicida: assistência e promoção da saúde mental" - Autolesão não suicida: assistência e promoção da saúde mental, 1ª Edição, Centro de Apoio de Editorial da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, p1 - 58, ISBN/ISSN: 978-65-88556-06-1
Observações
Critérios de Seleção: 1.º - Docentes do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares; 2.º - Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva; 3.º - Outros Docentes.
Formador
Eduardo Carlos Torres Sequeira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-05-2024 (Sábado) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |