Como responder à diversidade em sala de aula? Diferenciação pedagógica e metodologias para uma aprendizagem ativa. turma ACD71 -2023
Apresentação
O atual quadro legal da educação inclusiva define as medidas universais como as que os professores dispõem num primeiro nível de intervenção para aplicar em contexto de turma. E, por isso, estas medidas assumem uma grande importância enquanto ferramenta (s) de manejo mais inclusivo e abrangente possível para a melhoria das aprendizagens e o sucesso educativo de todos e de cada um dos alunos. No mesmo âmbito, é sugerida a aplicação da diferenciação pedagógica. E colocamos a questão de como pô-la em prática, que estratégias podemos adotar, de modo que todos participem e todos aprendam em sala de aula. Esta sessão insere-se num ciclo de abordagens - Sensibilizar, refletir, partilhar – em torno das temáticas do digital e da inclusão que foi definido a partir de necessidades identificadas por alguns docentes do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul. Pretende-se que esta iniciativa constitua um espaço de reflexão e partilha entre os docentes no sentido das suas preocupações e desafios perante a melhor resposta à cada vez maior diversidade da população escolar das nossas escolas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem numa perspetiva inclusiva. - Partilhar algumas abordagens metodológicas ativas e diferenciadas. - Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os docentes.
Conteúdos
- Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos. - Algumas metodologias de aprendizagem ativa com e sem a integração das tecnologias. - Práticas colaborativas entre alunos e docentes.
Observações
Exclusivo para os Docentes do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul
Formador
Maria Luísa de Jesus Victor
Maria de Fátima Ferreira Pires Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-05-2024 (Quarta-feira) | 16:30 - 19:30 | 3:00 | Online síncrona |