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Como responder à diversidade em sala de aula? Diferenciação pedagógica e metodologias para uma aprendizagem ativa. turma ACD71 -2023

Apresentação

O atual quadro legal da educação inclusiva define as medidas universais como as que os professores dispõem num primeiro nível de intervenção para aplicar em contexto de turma. E, por isso, estas medidas assumem uma grande importância enquanto ferramenta (s) de manejo mais inclusivo e abrangente possível para a melhoria das aprendizagens e o sucesso educativo de todos e de cada um dos alunos. No mesmo âmbito, é sugerida a aplicação da diferenciação pedagógica. E colocamos a questão de como pô-la em prática, que estratégias podemos adotar, de modo que todos participem e todos aprendam em sala de aula. Esta sessão insere-se num ciclo de abordagens - Sensibilizar, refletir, partilhar – em torno das temáticas do digital e da inclusão que foi definido a partir de necessidades identificadas por alguns docentes do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul. Pretende-se que esta iniciativa constitua um espaço de reflexão e partilha entre os docentes no sentido das suas preocupações e desafios perante a melhor resposta à cada vez maior diversidade da população escolar das nossas escolas.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem numa perspetiva inclusiva. - Partilhar algumas abordagens metodológicas ativas e diferenciadas. - Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os docentes.

Conteúdos

- Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos. - Algumas metodologias de aprendizagem ativa com e sem a integração das tecnologias. - Práticas colaborativas entre alunos e docentes.

Observações

Exclusivo para os Docentes do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul

Formador

Maria Luísa de Jesus Victor

Maria de Fátima Ferreira Pires Martins

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-05-2024 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Online síncrona
Início: 22-05-2024
Fim: 22-05-2024
Acreditação: ACD71-2023/2024
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Agrupamneto de Escolas Coimbra Sul