Motivate Your Students with Growth Mindset Feedback e Mental Health Awareness for Teachers and Students turma ACD77-23/24
Apresentação
O Feedback é um dos fatores mais poderosos que influencia as aprendizagens dos alunos. Contudo, o seu impacto pode produzir efeitos positivos ou negativos. O Feedback construtivo ajuda os alunos a acreditarem que as suas capacidades e conhecimentos podem ser desenvolvidos através de esforço e dedicação, o que por sua vez aumenta a sua motivação e resiliência para ultrapassar as dificuldades iniciais. A formação "Consciencialização para a Saúde Mental da Professores e Alunos" é essencial para promover um ambiente educativo mais saudável e empático. Capacita os professores para identificar sinais de distúrbios mentais, oferecendo estratégias de intervenção e apoio. Além disso, fomenta a resiliência e o bem-estar dos alunos, preparando-os para enfrentar desafios emocionais e escolares. Esta formação é um passo vital para desmistificar o estigma da saúde mental nas escolas e criar uma comunidade escolar inclusiva e assistencial.
Destinatários
Professores da Escola Secundária D. Dinis, Coimbra
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Capacitar professores na identificação precoce de sinais de problemas de saúde mental em alunos. - Oferecer estratégias práticas para intervenção e apoio em questões de saúde mental. - Promover a compreensão e empatia dos professores em relação aos desafios dos alunos. - Sensibilizar os alunos sobre a importância do bem-estar mental e fornecer-lhes ferramentas para lidar com questões emocionais. - Criar um anbiente escolar inclusivo e solidário, onde o apoio mútuo seja valorizado.
Conteúdos
- Perceber o impacto do "mindset" na motivação dos alunos e nas suas aprendizagens; - Reconhecer "growth" e fixed" mindset, quer em si próprios, quer nos seus alunos; - Mudar a mentalidade de "fixed" para "growth" mindset; - Providenciar feedback "growd-oriented", com propósito e impacto.
Metodologias
Disseminação de cursos Erasmus
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Observações
Critérios de Seleção: 1.º - Docentes da Escola Secundária D. Dinis, Coimbra 2.º - Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição.
Formador
Augusto Fonseca Nogueira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-07-2024 (Quinta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |