411

Projetos transformadores: valor e boas práticas nas escolas turma ACD03 - 2024/20

Apresentação

Ao longo do último ano letivo (2023/2024), a nossa escola e os nossos parceiros (escolas no estrangeiro, parceiros locais e nacionais) fizeram progressos significativos na implementação de projetos educativos inovadores (recorde-se que a inovação de uma instituição pode inspirar adaptações noutras), melhorando a qualidade das aprendizagens e incentivando a inclusão e a motivação dos alunos. Reconhecendo a importância dos líderes educativos na promoção de uma cultura de inovação pedagógica, esta formação será apresentada em formato de painel, permitindo a partilha e a divulgação de boas práticas. Iremos explorar a forma como o ensino baseado em projetos tem sido uma ferramenta inclusiva e integradora, com o apoio crucial das lideranças superiores e intermédias. Além disso, destacaremos a relevância dos projetos Erasmus em Portugal (especificamente na zona centro) e na União Europeia, mostrando o seu impacto no intercâmbio cultural e no desenvolvimento de competências-chave. Será também realçada a importância do programa eTwinning como ferramenta de apoio à aprendizagem colaborativa e à integração das TIC. Esta mesa redonda tem como objetivo inspirar novas escolas a juntarem-se à nossa comunidade de aprendizagem colaborativa, promovendo uma educação de qualidade e equitativa para todos. Em Portugal, os projetos Erasmus permitiram que as nossas escolas se ligassem a outras instituições de ensino de toda a Europa, reforçando uma rede de aprendizagem e colaboração que ultrapassa fronteiras.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Os projetos Erasmus têm tido um impacto notável nas nossas escolas, não só em termos de intercâmbio cultural e académico, mas também no desenvolvimento de competências-chave entre alunos e professores. Estes projetos têm sido essenciais para: • Promover a compreensão e a cooperação interculturais. • Proporcionar experiências de aprendizagem significativas fora do ambiente tradicional. • Enriquecer o currículo escolar com perspetivas europeias e globais. • Promover uma cultura de inovação pedagógica. • Facilitar a integração de métodos de ensino baseados em projetos. • Apoiar os professores na implementação de práticas inclusivas e ativas. • Estabelecer projetos de colaboração com outras escolas europeias. • Integrar a utilização das TIC de forma eficaz na sala de aula. • Incentivar o desenvolvimento de competências digitais e de comunicação entre os estudantes.

Conteúdos

- Projetos ERASMUS+ - Partilha de práticas - Dessiminação de Projetos

Metodologias

Palestras

Modelo

Frequência

Anexo(s)

Programa

Observações

Critérios de Seleção: 1.º - Docentes das Escola Profissional de Penacova 2.º - Docentes do AE de Penacova 3.º - Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva

Formador

Mailing Del Valle Rodil Mendez

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-09-2024 (Segunda-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 09-09-2024 (Segunda-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 09-09-2024
Fim: 09-09-2024
Acreditação: ACD03-2024/2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Auditório Biblioteca Municipal de Penacova