Desenho 3D com Trimble SketchUp turma Turma 1
Apresentação
Introdução Na era digital em que vivemos, a incorporação de ferramentas tecnológicas no processo educativo é fundamental para preparar os alunos para o futuro. O Trimble SketchUp é um software de modelagem 3D intuitivo e poderoso que oferece uma vasta gama de aplicações educativas. Este curso de formação para professores visa capacitar os educadores com as competências necessárias para integrar o SketchUp no currículo escolar, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e interativa. Vantagens do Trimble SketchUp na Educação Impressão 3D: A impressão 3D está a revolucionar diversas indústrias e o campo educativo não é exceção. O SketchUp permite a criação de modelos tridimensionais precisos que podem ser facilmente exportados para impressão 3D. Ao dominar esta ferramenta, os professores podem guiar os alunos na conceção e produção de projetos físicos tangíveis, desde protótipos de engenharia a peças de arte. Esta capacidade não só enriquece o ensino de disciplinas como Matemática, Geometria Descritiva, e Artes Visuais, mas também fomenta a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Criação de Vídeos: O SketchUp também possui funcionalidades para animação que permitem a criação de vídeos envolventes. Os professores podem usar estas animações para demonstrar conceitos complexos de maneira visualmente acessível. Por exemplo, em aulas Educação Visual ou de Desenho, os professores e os alunos podem criar cenários, edifícios ou objetos, tornando a aprendizagem mais interativa. A criação de vídeos com SketchUp ajuda a capturar a atenção dos alunos e facilita a compreensão das formas e dos volumes através de uma abordagem visual mais dinâmica.
Destinatários
Professores dos Grupos de Recrtuamento 240, 530, 550 e 600
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrtuamento 240, 530, 550 e 600. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrtuamento 240, 530, 550 e 600.
Objetivos
1 - Domínio Técnico do Software 2 - Integração da Impressão 3D no Currículo 3 - Desenvolvimento de Conteúdos Educativos em Vídeo 4 - Produção de Imagens Foto realistas para Materiais Didáticos 5 - Estimulação da Criatividade e Inovação 6 - Desenvolvimento das Competências Tecnológicas dos Professores 7 - Melhoria da Participação e do Interesse dos Alunos 8 - Implementação de Projetos Interdisciplinares
Conteúdos
Sessão 1: Introdução ao SketchUp e Fundamentos Básicos Ferramentas Básicas de Modelagem Organização do Projeto Exercício Prático Sessão 2: Modelagem de formas Detalhamento e Refinamento Importação e Exportação de Modelos Exercício Prático Sessão 3: Preparação para Impressão 3D Introdução à Impressão 3D Modelagem para Impressão 3D Exportação para Impressão 3D Exercício Prático Sessão 4: Criação de Animações e Vídeos Introdução às Animações no SketchUp Ferramentas de Animação Produção de Vídeos Exercício Prático Sessão 5: Criação de Imagens Foto realistas Introdução à Renderização Configurações de Renderização Renderização de Imagens Exercício Prático Sessão 6: Aplicações Pedagógicas e Projeto Final Integração do SketchUp no Currículo Planeamento de Projetos Educacionais Projeto Final Encerramento e Avaliação
Metodologias
Serão usadas metodologias que fomentem a pro-atividade dos formandos e que conjugue as exposições com atividades de prática: Expositivo / Demonstrativo / Aplicações Práticas
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, nº2 do artº do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos formandos tem em conta os seguintes parâmetros: - Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decorrer da acção); - Trabalho individual de aplicação de conhecimentos. Com os seguintes Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%)
Modelo
Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (25%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%)
Bibliografia
Site Oficial do SketchUpSketchUcationYouTube Canal do SketchUp
Observações
Critérios de Seleção: 1.º - Professores dos Grupos de Recrtuamento 240, 530, 550 e 600 das Escolas Associadas do CFAE Minerca; 2.º - Professores dos Grupos de Recrtuamento 240, 530, 550 e 600 de outras Escolas.
Formador
Paulo Jorge Azenha dos Santos Pereira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-10-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 22-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 26-10-2024 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
6 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Presencial |
7 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Presencial |