422

Da Intervenção Precoce à Intervenção Escolar na Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) turma ACD06-24/25

Apresentação

Numa atualidade, que se pretende uma Escola moderna, inovadora e inclusiva são constantes os desafios para os profissionais da educação perante a diversidade de perfil das crianças/alunos. Importa atualizar o conhecimento científico, refletir sobre o mesmo, para o poder aplicar à prática profissional. A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma das mais latentes perturbações do desenvolvimento humano e afeta, atualmente, cerca de 1% da população (DSM-5, 2013). Pelo crescente diagnóstico e pela diversidade das manifestações desta perturbação, os profissionais de educação necessitam de estar a par da caracterização, bem como da intervenção possível de forma a encontrar a melhor resposta a cada criança/aluno com PEA.

Destinatários

Educadores de Infância (grupo 100) e professores do 1º ciclo (grupo 110) do Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

1. Conhecer a legislação e a dinâmica que regulamenta a Intervenção Precoce; 2. Reconhecer os sinais de alerta da Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) nas diferentes faixas etárias; 3. Reconhecer a importância da Intervenção Precoce como mais-valia na articulação e intervenção em contexto escolar; 4. Apreender os conceitos basilares da Legislação da Educação Inclusiva em Portugal. 5. Conhecer o processo de desenvolvimento da transição entre ciclos; 6. Conhecer o conceito de Perturbação do Espectro do Autismo e proposta de metodologias de intervenção; 7. Delinear propostas de intervenção pedagógica/definição de estratégias pelo docente, de acordo com o perfil d@ alun@ com Perturbação do Espectro do Autismo; 8. Refletir sobre as medidas educativas a aplicar atendendo às necessidades d@ alun@ com PEA.

Conteúdos

1. Políticas Educativas para a Inclusão: legislação em Portugal. 2. Perturbação do Espectro do Autismo 2.1 Caraterísticas da Perturbação do Espectro do Autismo 2.2. Comorbilidades 2.3. Modelos de Intervenção 2.4. Teorias Neuropsicológicas 3. A Aprendizagem e a Participação 3.1 Aplicação de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família; aplicação de medidas educativas, tendo por base a legislação como suporte à aprendizagem e à inclusão: Decreto-Lei 281/2009, de 6 de outubro; Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho, na sua redação atual. 3.2 Estratégias de diferenciação pedagógica e intervenção nos diversos contextos de aprendizagem; 3.3 Avaliação e monitorização do processo educativo; 3.4 Envolvimento da Família no percurso educativo d@ alun@.

Metodologias

Serão usadas metodologias que fomentem a pro-atividade dos formandos e que conjugue as exposições com atividades de prática: Expositivo / Demonstrativo / Aplicações Práticas

Modelo

Frequência

Observações

Prioridade Única: Educadores de Infância e Professores do 1.º CEB do AE Eugénio de Castro

Formador

Sónia Pereira Camba

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 16-10-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 16-10-2024
Fim: 16-10-2024
Acreditação: ACD06-2024/2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: ONLINE