O Bem Estar na Educação através de ferramentas de autoconhecimento turma AFBE
Apresentação
Na linha do Grupo de Peritos sobre Bem-Estar na Escola, da Comissão Europeia, tem sido referido que é importante explorar ferramentas essenciais ao desenvolvimento de propósito na educação: o autoconhecimento. Além disso, parece existir uma influência positiva deste na qualidade do desempenho, do envolvimento e na motivação. Se cruzarmos esta informação com uma quantidade significativa de Estudos sobre stress, bullying, depressão e burnout na Escola, então, talvez ganhe urgência a necessidade de ajudarmos os profissionais de educação a ganharem competências de autoconhecimento e a terem oportunidades formativas para o seu treino com exercícios práticos. Nesta ação de formação pretendemos dar a conhecer modelos filosóficos de autoconhecimento e explorar alguns deles, partindo do diagnóstico de necessidades dos formandos. Os exercícios práticos serão divididos em sessões síncronas com supervisão imediata e em sessões assíncronas entre pares para elaboração de materiais. No final, pretende-se ter um recurso didático-pedagógico pronto para ser utilizado em meio escolar, ajudando, desta forma, a disseminar entre pares as vantagens do autoconhecimento, assim como junto dos alunos e comunidade em geral.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Sensibilizar para a importância de adotar uma atitude sustentável na Educação. - Compreender o impacto do Bem-Estar na vida da Escola e das suas pessoas. - Explorar o contributo do autoconhecimento para o propósito e qualidade do trabalho e da Escola. - Conhecer Modelos filosóficos de autoconhecimento. - Exercitar ferramentas de autoconhecimento através de exercícios filosóficos práticos. - Construir um recurso didático-pedagógico para utilização em meio escolar.
Conteúdos
1. Sustentabilidade e Educação (1h síncrona) 2. A influência do Bem-Estar no desempenho das pessoas (alunos, professores e pessoal não-docente) (1h síncrona) 3. O autoconhecimento como base (1h síncrona) 4. Filosofia de vida, níveis de autoconhecimento e desenvolvimento (Abordagem a documentos programáticos) (2h síncronas) 5. Ferramentas para o autoconhecimento (2h síncronas) 6. Vantagens do autoconhecimento para a carreira (1h síncrona) 7. Desafios e obstáculos do autoconhecimento (2h síncronas) 8. Conciliação vida pessoal, familiar e profissional (2h síncrona) 9. Exercícios de Filosofia prática (3h síncronas + 9h assíncronas) 10. A importância do Propósito (1h síncrona)
Metodologias
As sessões serão de cariz teórico-prático e serão dinamizadas através da tematização dialógica de cada um dos conteúdos, e que constituirão a base para a análise crítica de teses e argumentos. A metodologia privilegiada será o diálogo, exercícios práticos o trabalho de grupo e a investigação, acompanhada de apresentações e recursos multimédia. Os conteúdos teórico-práticos serão explorados e discutidos nas sessões síncronas, a realizar na plataforma Teams. Desta forma, os formandos poderão treinar as competências essenciais à elaboração, acompanhamento e avaliação de um recurso didático-pedagógico para usar em meio escolar. A dimensão prática, a realizar nas sessões síncronas na plataforma Teams e, principalmente, no trabalho assíncrono/autónomo consistirá na leitura de partes da bibliografia de referência, na resolução de pequenos desafios e na conceção de recursos, que serão apresentados e discutidos nas sessões síncronas.
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, nº2 do artº do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos formandos tem em conta os seguintes parâmetros: - Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decorrer da acção); - Trabalho individual de aplicação de conhecimentos. Com os seguintes Critérios de avaliação: - Participação nas sessões (50%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%)
Modelo
- Participação nas sessões (50%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (50%)
Bibliografia
Dias, J. (2006). Pensar bem, viver melhor. Filosofia aplicada à vida. Lisboa: Ésquilo.Dias, J. & Viegas, L. (2019). Projeto de Vida. Dicionário de Educação para o Empreendedorismo.Dias, J. (2021). Da Filosofia da felicidade ao programa Happy Schools. Jesuíno, B. (2021). Educação para a Felicidade e o Bem-Estar. Lisboa: RH Editora.Dias, J. (2023). Para uma teoria da Consultoria Filosófica nas Organizações: do método PROJECT@ para a felicidade pessoal ao Chief Philosophy Officer. Dutschke, G. & Dias, A. (2023). Felicidade Organizacional. Lisboa: RH Editora.Dias, J. & Pita, T. (2023). How does a client experience Philosophical Consultation? Philosophical Practice. 18, (3). pp. 3160-3181.
Observações
Crtitérios de Seleção: 1.º - Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 2.º Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores de Educação Especial de outras Escolas.
Formador
Jorge Humberto Guerreiro Dias
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-10-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 06-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 20:00 - 22:00 | 2:00 | Online assíncrona |
5 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 21:00 - 22:00 | 1:00 | Online assíncrona |
7 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 20:00 - 22:00 | 2:00 | Online assíncrona |
9 | 04-12-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
10 | 04-12-2024 (Quarta-feira) | 20:00 - 22:00 | 2:00 | Online assíncrona |
11 | 09-12-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
12 | 09-12-2024 (Segunda-feira) | 20:00 - 22:00 | 2:00 | Online assíncrona |