Caminhando pela Via Láctea turma ACD08-24/25
Apresentação
Levar a Via Láctea à sala de aula é algo fascinante que desperta a curiosidade natural dos alunos. Compreender e conhecer o sistema solar não apenas enriquece o conhecimento científico dos alunos, mas também promove o desenvolvimento de capacidades críticas, como a observação e a análise. Além disso, contribui para a formação de uma consciência ambiental, ao discutir a importância dos planetas e do espaço no nosso dia a dia. Através de atividades lúdicas e educativas, os docentes. O planetário como recurso STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), pretende trazer uma experiência, que pode ser desenvolvida com alunos de todos os anos de escolaridade.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
A abordagem pedagógica do planetário DOME; Capacitar os docentes para a sua utilização; Dar a conhecer recursos pedagógicos fundamentais à exploração da Via Láctea
Conteúdos
Projetar na cúpula do planetário DOME – projetor, lentes e focagem; Recursos pedagógicos – Stellarium; Sessão no planetário DOME
Metodologias
Metodologias ativas e demonstrativas
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação.
Observações
Critérios de Seleção: Prioridade aos docentes do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares
Formador
Eduardo Carlos Torres Sequeira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-10-2024 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:00 | 3:00 | Presencial |