O potencial da Inteligência Artificial em contexto educativo turma CF- T1
Apresentação
A crescente importância da Inteligência Artificial (IA) na educação e a necessidade de preparar os professores para esta realidade torna este curso de formação premente. A IA tem o potencial de transformar a forma como ensinamos e aprendemos, tornando a educação mais personalizada, eficiente e acessível. O ChatGPT, como uma ferramenta de IA, pode ser um recurso valioso na sala de aula. No entanto, é crucial que os professores compreendam como utilizá-la eficazmente e estarem cientes das implicações éticas e sociais da sua utilização. A empatia, por exemplo, é um aspeto crucial que não deve ser esquecido ao utilizar ferramentas de IA. O cruso de formação proposto visa, portanto, proporcionar aos participantes uma compreensão abrangente do papel da IA na educação, com foco específico no uso do ChatGPT, Bard e Dalle-E. Através de uma combinação de apresentações, demonstrações práticas e discussões, os participantes terão a oportunidade de explorar as possibilidades e desafios associados ao uso da IA em sala de aula. Além disso, o curso está projetado para ser interativo e centrado nos participantes para facilitar uma discussão aberta e a partilha de ideias, sendo consistente com as abordagens modernas de aprendizagem profissional, que enfatizam a importância do diálogo, da reflexão e da aprendizagem colaborativa.
Destinatários
Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário.
Objetivos
Objetivos a atingir 1- Familiarizar os participantes sobre o tema da Inteligência Artificial (IA) e o seu papel na educação; 2- Apresentar o ChatGPT, Bard e Dalle-E com as suas possíveis aplicações em sala de aula; 3- Discutir a importância da empatia na utilização de ferramentas de IA; 4- Proporcionar uma oportunidade para os participantes experimentarem a aplicação prática da IA em contexto educativo num ambiente controlado. 5- Facilitar uma discussão aberta sobre os desafios e oportunidades da IA na educação. 6- Construir de planos de ação com utilização da IA.
Conteúdos
Módulo 1: Apresentação do formador, dos formandos e da oficina de formação: objetivos, conteúdos, avaliação e cronograma. Expectativas dos formandos na formação com recurso à ferramenta Mentimeter. Construção do Portefólio individual / diário da formação. (2h online). Módulo 2: Introdução à Inteligência Artificial na Educação A história da IA na sociedade. Conceitos básicos de IA e a sua aplicação no campo educativo. Exploração das possibilidades e limitações da IA na sala de aula. (3h online). Módulo 3: Aplicações Práticas da IA na Educação Estudos de casos e exemplos de como a IA está a ser utilizada em ambientes educativos no mundo. Ferramentas e plataformas baseadas em IA para personalização do ensino e análise de dados educativos. (3h online). Módulo 4: Ética e Privacidade na Utilização da IA em Educação Discussão sobre questões éticas relacionadas à recolha e uso de dados dos alunos. Garantia da privacidade e segurança dos dados em sistemas educativos baseados em IA. (3h online). Módulo 5: Personalização e Adaptabilidade do Ensino com IA Como a IA pode ser utilizada para adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos. Estratégias para desenvolver programas educativos mais personalizados com o apoio da IA. (3h online). Módulo 6: Desenvolvimento de Recursos Educativos com IA Exploração de ferramentas e software que permitem a criação de recursos educativos inteligentes. Criação de conteúdo educativo baseado em IA para diversos contextos de aprendizagem. (3h online). Módulo 7: Avaliação e Feedback com o Auxílio da IA Como a IA pode facilitar processos de avaliação formativa e fornecer feedback personalizado aos alunos. Estratégias para integrar sistemas de avaliação baseados em IA na prática pedagógica. (3h online). Módulo 8: Implementação e Impacto da IA na Prática Pedagógica Considerações práticas e estratégicas para a implementação bem-sucedida da IA na sala de aula. Construção de planos de aula tendo por base sistemas de IA. (3h online). Módulo 9- Avaliação da ação e apresentação dos trabalhos realizados, nomeadamente o ePortefólio. (2h online).
Metodologias
Serão usadas metodologias que fomentem a pro-atividade dos formandos. Expositivo / Demonstrativo / Aplicações Práticas
Avaliação
A avaliação traduz-se numa classificação final quantitativa, na escala de 1 a 10, expressa através do referencial de menções qualitativas previstas no nº 2 do artigo 46º do ECD e de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007. A aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. Avaliação contínua baseada nos seguintes itens gerais: - Participação nas sessões síncronas (20%); - Diário de aprendizagem (15%); - Conteúdos produzidos (50%); - Relatório de reflexão crítica (15%).
Modelo
Inquérito de Satisfção da Ação de Formação
Bibliografia
Michael R. Genesereth, Nils J. Nislsson. (1987), Logical Foundations of Artificial Intelligence. Morgan Kaufman Publishers (Capítulos 2, 3 e 4) Coelho, H. (1995). Inteligência Artificial em 25 lições, Fundação Calouste Gulbenkian. E. Costa e A. Simões (2004), Inteligência Artificial, Fundamentos e Aplicações, FCA
Observações
Critérios de Seleção: 1.º - Prioridade aos docentes das Escolas Associadas do CFAE MINERVA, por ordem de inscrição; 2.º - Outros docentes de outras Escolas.
Formador
Marco Alexandre Carvalho Bento
Celestino Magalhães
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-10-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 21-11-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 28-11-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 05-12-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 12-12-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 16-12-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |