O digital como ferramenta pedagógica na Matemática turma CFM - T1
Apresentação
O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover a competência digital e a inovação na educação. É essencial que os docentes adquiram competências digitais, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais e melhorarem as aprendizagens dos alunos. As novas aprendizagens da Matemática, além das mudanças curriculares, afirmam que as ferramentas tecnológicas devem ser consideradas como recursos incontornáveis e potentes para o ensino e a aprendizagem da Matemática. A literacia digital dos alunos deve incluir a realização de cálculos, a construção de gráficos, a realização de simulações, a recolha, organização e análise de dados, a experimentação matemática, a investigação e a modelação, a partilha de ideias. Todos os alunos devem poder aceder livremente a calculadoras, robôs, aplicações disponíveis na Internet e software para tratamento estatístico, geometria, funções, modelação, e ambientes de programação visual. Poderá um professor desenvolver esta literacia digital sem a possuir? Neste sentido, é urgente desenvolver as competências digitais dos professores de Matemática, assim como, utilizar o digital para desenvolver o pensamento computacional. Este já é considerado uma competência essencial que todos os estudantes devem desenvolver (P21's Framework for 21st Century Learning, 2015; ISTE Standards for Students, 2016), à semelhança do que foram no passado a leitura e a escrita, ou a realização de operações aritméticas. Assim sendo, esta ação pretende formar os professores para a mudança curricular e pedagógica que começará a ser implementada no ano letivo 2022/23 e que continuará nos anos seguintes.
Destinatários
Professores dos Grupos de recrutamento 230 e 500
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de recrutamento 230 e 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de recrutamento 230 e 500.
Objetivos
Segundo as novas aprendizagens da Matemática, as ferramentas tecnológicas devem ser consideradas como recursos incontornáveis e potentes para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Pretende-se com esta ação que os professores adquiram competências digitais de forma a conseguir responder a este desafio, dando-lhes a conhecer novas ferramentas e metodologias a utilizar nas suas práticas pedagógicas, de acordo com o nível de escolaridade dos seus alunos. Pretende-se que o professor: seja capaz de as utilizar ferramentas digitais indicadas nas novas Aprendizagens Essenciais da Matemática: dudamath, folha de cálculo, geogebra e programação em scratch e python; planifique atividades que utilizem ferramentas digitais que melhorem as aprendizagens dos alunos; utilize ferramentas digitais para a avaliação (formativa e sumativa) e que permitam ao aluno ter feedback imediato das suas aprendizagens; utilize ferramentas digitais para desenvolver e trabalhar o pensamento computacional; adquira literacia digital que lhe permita a criação dos seus recursos digitais.
Conteúdos
Módulo 1: Competências para o Séc. XXI e novas Aprendizagens da Matemática (2 horas) - Enquadramento e informação sobre os conteúdos da formação - Competências para o Séc. XXI no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória - A Tecnologia e a Matemática - Pensamento computacional e as Aprendizagens Essenciais. Módulo 2: Ferramentas digitais sugeridas nas Aprendizagens da Matemática (16 horas) - Iniciação e potencialidades do Dudamath - Iniciação ao GeoGebra - Criação de recursos no GeoGebra - A folha de cálculo como ferramenta de recolha, organização e análise de dados, experimentação matemática, investigação e modelação - Iniciação ao Scratch - Desenvolvimento do pensamento computacional com Scratch - Iniciação ao Python. Módulo 3: Digital como apoio à prática docente (7 horas) - Ferramentas para a criação de recursos educativos digitais - Ferramentas digitais de apoio à prática docente - Ferramentas digitais de avaliação (formativa e sumativa) com feedback imediato e/ou correção automática.
Metodologias
Serão usadas metodologias que fomentem a proatividade dos formandos e que conjuguem as exposições com atividades de prática: 1. Apresentação e exploração das diversas temáticas constantes dos conteúdos; 2. Realização de exercícios práticos num ambiente colaborativo, de partilha e reflexão; 3. Trabalho colaborativo em pequeno no grupo para a construção recursos digitais.
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A avaliação dos Formandos decorre em conformidade com o Regime Jurídico da Formação Contínua, nº2 do art.º do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro e a carta circular CCPFC-3-2007-Setembro. A avaliação do desempenho dos formandos tem em conta os seguintes parâmetros: - Participação nas sessões (qualidade das intervenções e do trabalho desenvolvido no decorrer da ação); - Trabalho individual de aplicação de conhecimentos. Com os seguintes Critérios de avaliação: - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação atividades práticas (50%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (25%)
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico https://www.dge.mec.pt/noticias/consulta-publica-aprendizagens-essenciais-de-matematica-do-ensino-basico Resnick, M. (2007). Sowing the Seeds for a More Creative Society. Learning and Leading with Technology. https://web.media.mit.edu/~mres/papers/Learning-Leading-final.pdf Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education guidelines for the start of the academic year 2020/21. Comissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=EN
Observações
Critérios de Seleção: 1.º - Prioridade aos docentes das Escolas Associadas do CFAE MINERVA, por ordem de inscrição; 2.º - Outros docentes de outras Escolas.
Formador
Filipe Gonçalves Galego
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-10-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 23-10-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 30-10-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 06-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 13-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 27-11-2024 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 04-12-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |