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Cidadania e Desenvolvimento: da Estratégia de Agrupamento à Operacionalização Interdisciplinar turma ACD09 -24/25

Apresentação

Na sequência da reformulação da Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento de Escolas de Martim de Freitas, bem como da movimentação de docentes que ocorreu neste ano letivo, considera-se fundamental dotar as/os docentes que leccionam a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento de informações acerca da forma de organizar os domínios definidos para cada ano, mas também de conhecimentos acerca dos pressupostos para a operacionalização interdisciplinar e o recurso a parceiros estratégicos, dotados do conhecimento necessário em domínios específicos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Compreender o contexto da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania: • Fundamentar opções pedagógicas a partir da Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento; • Promover a articulação de projetos e de aprendizagens disciplinares com as atividades a desenvolver na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Conteúdos

• Contextualização nacional e internacional da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania; • Pressupostos para a elaboração da Estratégia de Escola; • A relação da Estratégia de Escola com os diferentes projetos em desenvolvimento e com os parceiros da comunidade local; • A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e o seu enquadramento na lógica estratégica; • A metodologia de trabalho de Projeto numa lógica interdisciplinar, tendo como ponto de partida a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento; • A avaliação de aprendizagens em Cidadania e Desenvolvimento.

Metodologias

• Apresentação da Contextualização da ENEC • Trabalhos de grupo para planificação do trabalho a desenvolver.

Modelo

Inquérito de Avaliação da Ação Formação

Observações

Critérios de Seleção: 1.º Docentes do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas; 2.º Coordenadores de Cidadania das Escolas Associadas do CFAE Minerva.

Formador

Luís Miguel da Silva Gonçalves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-10-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 09-10-2024
Fim: 09-10-2024
Acreditação: ACD09-2024-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Auditório de Agrupamento de Escolas Martim de Freitas