Redes de Aprendizagem Colaborativa no 1º Ciclo do Ensino Básico turma AFRA
Apresentação
Ao longo dos anos, têm existido várias iniciativas relacionados com o uso das TIC, em contexto educativo. Duas das mais recentes (iniciativa Magalhães e projeto Internet@EB1), permitiram, no primeiro caso, uma massificação dos computadores portáteis nas escolas do 1.º ciclo enquanto que, a segunda, se centrou, tanto na questão do equipamento, como na formação de professores. No entanto e apesar de todo este investimento, continuam a existir alguns constrangimentos ao nível da utilização das TIC: - A ideia de que as tecnologias surgem para além do currículo e dificultam que este seja cumprido; - A falta de experiência numa utilização pedagógica das TIC; - A dificuldade em gerir a própria sala de aula, consequência também da falta de experiência na utilização das TIC com os alunos. Assim, este projeto e consequentemente, este círculo de estudos, surgem como forma de apoiar a utilização das TIC, em contexto de sala de aula, inserido numa comunidade de professores, interessados na experimentação das tecnologias, associadas a novas estratégias de trabalho com os alunos, na reflexão sobre os sucessos e insucessos que se podem ir conseguindo e numa transformação de uma metodologia centrada no professor para uma outra, de carácter construtivista, mais centrada no aluno
Destinatários
Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Objetivos
Com esta Oficina, pretendemos: - Construir uma pequena comunidade de prática com professores do 1.º ciclo, com foco nas questões da integração curricular das TIC; - Construir planos de aula e outros materiais para o 1.º ciclo, onde as TIC assumam o seu papel de área de integração curricular transversal; - Partilhar pequenos projetos comuns; - Discutir a implementação das atividades em sala de aula (o que correu bem e o que pode ser melhorado); - Criar canais de divulgação do trabalho realizado
Conteúdos
Conteúdos da ação: 1.º Módulo Comunidades de prática (3 horas) - Reflexão em torno do conceito de Comunidades de Prática. Análise e reflexão sobre a literatura. 2.º Módulo Ponto de partida (2 horas) Ponto de partida: - Organização da comunidade de prática e tomada de decisões relativamente ao trabalho a realizar. 3.º Módulo Ensinar com tecnologias digitais (3 horas) - Reflexão em torno de metodologias de ensino que usem tecnologias digitais e das condições necessárias para a sua implementação; - Reflexão em torno dos fatores que podem dificultar ou promover o uso das tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem de cada comunidade educativa. 4.º Módulo Refletir e criar (12 horas) - Construir planos de aula e outros materiais para o 1.º ciclo, onde as TIC assumam o seu papel de área de integração curricular transversal; - Implementação das atividades criadas; - Partilha de projetos comuns entre as várias turmas dos professores pertencentes à comunidade de prática; - Reflexão sobre a implementação das atividades em sala de aula (o que correu bem e o que pode ser melhorado) e reformulação dos planos e dos materiais criados. 5.º Módulo Divulgar (5 horas) - Criação dos canais, divulgação das reflexões realizadas e dos recursos produzidos, durante a oficina de formação.
Metodologias
As sessões serão essencialmente teórico-práticas e práticas. Serão utilizados os métodos expositivo, interrogativo e ativo, recorrendo às seguintes metodologias: dinâmica de grupo; debate; exposição oral; trabalho cooperativo; trabalho individual; reflexão e descoberta.
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, tendo em consideração uma escala e dos parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. A conclusão da oficina implica a obrigatoriedade da elaboração dos vários trabalhos propostos, quer relativamente ao trabalho presencial (online síncrono), assim como no que diz respeito ao trabalho autónomo e ainda da elaboração do relatório de reflexão crítica. Serão considerados na avaliação dos formandos a assiduidade/pontualidade, o trabalho presencial (participação e discussão de ideias, ), o trabalho autónomo (aplicação dos diferentes recursos, a investigação e reflexão realizadas, ) e o trabalho final (Reflexão crítica sobre a formação e os materiais produzidos, ).
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação
Bibliografia
Loureiro, A., Vaz, C., Rodrigues, M. R., Antunes, P., & Loureiro, M. J. (2009). Factores Críticos de Sucesso em Comunidades de prática de Professores Online. In P. Dias & A. Osório (Eds.), Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2009 (pp. 1069-1084).Estratégias e Dinâmicas na @rcaComum. Revista ANALES da Universidad Metropolitana de Caracas, 2009. Vol. 9, Nº 1, (pp. 47-65). http://ares.unimet.edu.ve/academic/revista/anales9.1/documentos/pag-47.pdfRodrigues, M. R. (2013). Utilização didática das TIC numa sala de 1.º CEB: estudo de caso. Tese de Doutoramento, Universidade de Aveiro, Aveiro.Wenger, E. (1998). Communities of practice: learning, meaning, and identity. New York: Cambridge University Press
Observações
Critérios de Seleção: - Formandos selecionados para esta comunidade.
Critérios de Seleção: - Formandos selecionados para esta comunidade.
Formador
Raquel Cristina Pereira Costa
João Carlos da Silva Grácio
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-10-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 03-12-2024 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 14-01-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 25-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
6 | 18-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 01-04-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
8 | 10-05-2025 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Presencial |
9 | 10-05-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |
10 | 27-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
11 | 17-06-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |