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Moodle para Professores turma ACD11 24-25

Apresentação

A plataforma Moodle centra-se na aprendizagem, contribuindo para a criação de experiências em que o papel do professor é o de responder às necessidades de aprendizagem dos seus alunos. A plataforma permite fazer a gestão de aprendizagens em regimes de blended learning (misto de e-learning e formação presencial) e em presencial, permitindo a criação de recursos e de atividades de cariz pedagógico mais eficazes que incitam à interação, partilha e colaboração entre os diversos participantes no processo de aprendizagem. A disponibilização dos recursos e das atividades pedagógicas é contextualizada através da criação e configuração de disciplinas, às quais apenas irão ter acesso os participantes inscritos, nomeadamente professores e alunos e criadores de disciplinas. Enquanto plataforma de e-learning o Moodle possui imensas funcionalidades, nomeadamente atividades como os fóruns, chats (salas de discussão) base de dados, glossários, inquéritos, SCORM/AICC (é um conjunto de especificações e standards para criar e desenvolver conteúdos de e- learning que podem ser utilizados em qualquer plataforma interagindo com a mesma), testes, trabalhos, wikis e workshops e ainda a gestão de conteúdos (recursos) como a visualização de diretórios, a inserção de etiquetas e a criação de páginas de texto/web.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

1. Moodle - Criar e editar disciplinas: 1.1. Moodle - Como entrar numa disciplina 1.2. Moodle - Como adicionar conteúdo a uma Disciplina 1.3. Moodle - Como adicionar conteúdos a uma Disciplina Semanal / Tópicos 1.4. Moodle - Como configurar uma disciplina 2. Moodle - Adicionar recursos e atividades: 2.1. Moodle - Como conhecer os principais recursos e atividades 2.2. Moodle - Como partilhar ficheiros numa disciplina 2.3. Moodle - Como adicionar uma etiqueta 2.4. Moodle - Como adicionar uma página de texto 2.5. Moodle - Como mostrar um diretório 2.6. Moodle - Conhecer os testes e tipos de perguntas 2.7. Moodle - Como criar um teste 2.8. Moodle - Como adicionar perguntas a um teste 2.9. Moodle - Como adicionar um apontador para ficheiro ou página 2.10. Moodle - Conhecer os trabalhos que se podem pedir aos alunos 2.11. Moodle - Como pedir o envio de ficheiros ou texto 2.12. Moodle - Como pedir um trabalho de casa 2.13. 2.13. Moodle - Como criar um referendo 2.14. 2.14. Moodle - Como criar um inquérito predefinido 2.15. 2.15. Moodle - Como criar um fórum 3. Moodle - Gerir uma disciplina: 3.1. Moodle - Como publicar notícias 3.2. Moodle - Como enviar e ler mensagens 3.3. Moodle - Como utilizar o calendário e os eventos 3.4. Moodle - Como publicar notas

Conteúdos

1. Moodle - Criar e editar disciplinas 2. Moodle - Adicionar recursos e atividades 3. Moodle - Gerir uma disciplina

Metodologias

Apresentação e Demonstração da Plataforma Moodle

Modelo

Inquérito de Satisfação

Observações

Critérios de Seleção: - Prioridade Única aos Docentes do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares

Formador

Eduardo Carlos Torres Sequeira

António Amado Ferreira

Sónia Teresa Simões da Costa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-11-2024 (Quarta-feira) 15:45 - 18:45 3:00 Online síncrona
Início: 20-11-2024
Fim: 20-11-2024
Acreditação: ACD11 - 2024-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Plataforma ZOOM