Moodle para Professores turma ACD11 24-25
Apresentação
A plataforma Moodle centra-se na aprendizagem, contribuindo para a criação de experiências em que o papel do professor é o de responder às necessidades de aprendizagem dos seus alunos. A plataforma permite fazer a gestão de aprendizagens em regimes de blended learning (misto de e-learning e formação presencial) e em presencial, permitindo a criação de recursos e de atividades de cariz pedagógico mais eficazes que incitam à interação, partilha e colaboração entre os diversos participantes no processo de aprendizagem. A disponibilização dos recursos e das atividades pedagógicas é contextualizada através da criação e configuração de disciplinas, às quais apenas irão ter acesso os participantes inscritos, nomeadamente professores e alunos e criadores de disciplinas. Enquanto plataforma de e-learning o Moodle possui imensas funcionalidades, nomeadamente atividades como os fóruns, chats (salas de discussão) base de dados, glossários, inquéritos, SCORM/AICC (é um conjunto de especificações e standards para criar e desenvolver conteúdos de e- learning que podem ser utilizados em qualquer plataforma interagindo com a mesma), testes, trabalhos, wikis e workshops e ainda a gestão de conteúdos (recursos) como a visualização de diretórios, a inserção de etiquetas e a criação de páginas de texto/web.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1. Moodle - Criar e editar disciplinas: 1.1. Moodle - Como entrar numa disciplina 1.2. Moodle - Como adicionar conteúdo a uma Disciplina 1.3. Moodle - Como adicionar conteúdos a uma Disciplina Semanal / Tópicos 1.4. Moodle - Como configurar uma disciplina 2. Moodle - Adicionar recursos e atividades: 2.1. Moodle - Como conhecer os principais recursos e atividades 2.2. Moodle - Como partilhar ficheiros numa disciplina 2.3. Moodle - Como adicionar uma etiqueta 2.4. Moodle - Como adicionar uma página de texto 2.5. Moodle - Como mostrar um diretório 2.6. Moodle - Conhecer os testes e tipos de perguntas 2.7. Moodle - Como criar um teste 2.8. Moodle - Como adicionar perguntas a um teste 2.9. Moodle - Como adicionar um apontador para ficheiro ou página 2.10. Moodle - Conhecer os trabalhos que se podem pedir aos alunos 2.11. Moodle - Como pedir o envio de ficheiros ou texto 2.12. Moodle - Como pedir um trabalho de casa 2.13. 2.13. Moodle - Como criar um referendo 2.14. 2.14. Moodle - Como criar um inquérito predefinido 2.15. 2.15. Moodle - Como criar um fórum 3. Moodle - Gerir uma disciplina: 3.1. Moodle - Como publicar notícias 3.2. Moodle - Como enviar e ler mensagens 3.3. Moodle - Como utilizar o calendário e os eventos 3.4. Moodle - Como publicar notas
Conteúdos
1. Moodle - Criar e editar disciplinas 2. Moodle - Adicionar recursos e atividades 3. Moodle - Gerir uma disciplina
Metodologias
Apresentação e Demonstração da Plataforma Moodle
Modelo
Inquérito de Satisfação
Observações
Critérios de Seleção: - Prioridade Única aos Docentes do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares
Formador
Eduardo Carlos Torres Sequeira
António Amado Ferreira
Sónia Teresa Simões da Costa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 15:45 - 18:45 | 3:00 | Online síncrona |