O E@D e a Avaliação Pedagógica - desafios e oportunidades turma E@D_24-T1
Apresentação
O E@D, alicerçado na utilização de computadores remotos, interligados em rede, veio aumentar as capacidades de armazenamento e disponibilizar on-line ferramentas de software. Procurando ir de encontro às necessidades manifestadas pelos docentes, propõe-se uma ação que visa dotar os docentes de conhecimentos práticos relativos a serviços on-line de armazenamento e de sincronização de ficheiros e aplicações de produtividade, ferramentas facilitadoras do trabalho colaborativo e da flexibilidade curricular e que vão de encontro à promoção do sucesso escolar. A Avaliação Pedagógica, com vista à melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos, é uma questão pertinente e muito atual, podendo ser potenciada pela utilização de ferramentas e aplicações Web 2.0.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores do Ensino Especial.
Objetivos
- Refletir sobre a avaliação formativa e sumativa - Refletir sobre feedback, diversificação de processos de recolha de informação e critérios de avaliação e classificação - Refletir sobre o envolvimento dos alunos na autorregulação das suas aprendizagens - Aprofundar o conhecimento da Web 2.0 no que respeita ao trabalho colaborativo na nuvem - Utilizar ferramentas online de armazenamento, edição e partilha de ficheiros e recursos; - Utilizar ferramentas online para a criação de mapas mentais e de avaliação digital - Trocar experiências didáticas e pedagógicas - Integrar as TICD no processo de ensino/aprendizagem e no trabalho colaborativo entre pares
Conteúdos
A ação estrutura-se em três momentos-chave que se complementam: 1.º Momento Presencial (2,5 horas presenciais) Apresentação do curso, formandos e formador Apresentação e reflexão sobre os conceitos da avaliação pedagógica 2.º Momento Online: (20 horas online síncronas e assíncronas) - Conceitos e fundamentos da avaliação pedagógica (2 horas) - Google Drive como aplicação de armazenamento, sincronização e partilha de ficheiros (3 horas) - Google Docs, Sheets, Slides enquanto ferramentas de produtividade integrada no Google Drive (3 horas) - Google Classroom como ferramenta LMS de promoção do sucesso educativo (3 horas) - Google Forms (3 horas) - Infografias (2 horas) - e-Portefólios (2 horas) - Rubricas de avaliação (2 horas) Em regime de e-learning, os formandos serão convidados à realização de atividades orientadas para a implementação dos diferentes conteúdos apresentados. 3.º Momento Presencial (2,5 horas presenciais) Num terceiro momento, concomitante e conclusivo dos anteriores, abrir-se-ão espaços de apresentação de trabalhos realizados, debate e trocas de experiências que são, nestes casos, muito importantes para a aprendizagem conjunta, sendo os formandos convidados a partilhar as suas reflexões, perspetivas inerentes à execução das atividades práticas desenvolvidas nas sessões presenciais conjuntas e online assíncronas.
Metodologias
A ação de formação é, essencialmente, prática, num total de 25 horas (5 horas presenciais e 20 horas online síncrona e assíncronas). As sessões presenciais, serão dedicadas à apresentação e exploração dos conceitos da avaliação pedagógica e à apresentação dos resultados obtidos em grupo de formação, de modo a fomentar a partilha dos trabalhos criados pelos formandos e uma maior eficácia do trabalho colaborativo entre pares As sessões de trabalho online síncrono e assíncrono serão dedicadas à exploração dos conceitos da avaliação pedagógica e das ferramentas e aplicações Web 2.0, em contexto de trabalho colaborativo entre pares, promovendo a criação de instrumentos e materiais pedagógico-didáticos, bem como à exploração da plataforma Google Classroom.
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Critérios de avaliação: Participação Assiduidade e pontualidade, interesse e empenho nas tarefas propostas (30%) Produção de Trabalhos e/ou Materiais em contexto escolar (50%) Reflexão crítica (20%)
Bibliografia
CARVALHO, A. (2008), org. Manual de ferramentas da Web 2.0 para professores. Lisboa : Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular do Ministério da EducaçãoCarvalho, A. (2007). Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário: dos recursos e Ferramentas Online aos LMS. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 03, pp. 25-40.Fernandes, D. (2020). Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica. This paper discusses both theoretical and practical issues on pedagogical assessment. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/339955916_Para_uma_Fundamentacao_e_Melhoria_das_Praticas_de_Avaliacao_Pedagogica
Formador
Nuno Miguel Ferreira Simões
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 03-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 10-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 17-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 24-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
5 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
6 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
7 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 21:00 | 3:30 | Online síncrona |
8 | 21-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |