GesPro: Surdez – Educação, Língua e Cultura turma ACD14 24-25
Apresentação
Numa perspetiva claramente inclusiva, o decreto-lei nº 54/2018 de 6 de junho, “estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação, nos processos de aprendizagem a na vida da comunidade educativa”. ( nº 1 do artigo 1º). A escola assume-se, cada vez mais, como um espaço multicultural e, deste modo, os professores encontram desafios repensando a escola e as práticas educativas adequadas à especificidade de cada aluno tornando a escola mais inclusiva. Com esta formação pretende-se enquadrar legislativamente a intervenção com alunos surdos, mas fundamentalmente contribuir para uma prática pedagógica mais reflexiva promovendo o debate baseado nas experiências dos formandos e clarificando conceitos base subjacentes criando um ambiente efetivamente inclusivo garante do direito à educação assente na igualdade de oportunidades e no respeito pela diversidade cultural e linguística existente na nossa comunidade escolar - respondendo às necessidades dos professores que intervêm diariamente com estes alunos ou que o possam vir a fazer. Outro dos objetivos, é mostrar o funcionamento da equipa de intervenção bilingue e analisar o papel que cada um dos elementos desempenha. Pelo exposto, considera-se fundamental promover esta ação de formação.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
1. Compreender, à luz da legislação, o conceito de educação inclusiva especificamente no que concerne a intervenção com alunos surdos; 2. Conhecer a equipa de intervenção bilingue, os seus elementos e os papéis que desempenham; 3. Compreender os aspetos culturais e históricos que enquadram a intervenção com alunos surdos; 4. Dotar os formandos de competências linguísticas básicas.
Conteúdos
- Conceito de educação inclusiva especificamente no que concerne a intervenção com alunos surdos; - Aspetos culturais e históricos que enquadram a intervenção com alunos surdos; - Promoção de competências linguísticas básicas.
Metodologias
Apresentação; Trabalho prático.
Modelo
Inquérito de Satisfação da ação de formação
Observações
Critérios de Seleção: 1.º - Docentes da Escola Secundária Avelar Brotero, por ordem de inscrição; 2.º - Docentes das Escolas Associadas do CFAE Minerva, por ordem de inscrição; 3.º - Docentes de outras Escolas, por ordem de inscrição.
Formador
Joana Silva
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 29-01-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |