Seminário das Equipas Regionais - AFC - Parte 1 turma ACD17 - 24-25
Apresentação
No âmbito do disposto no Despacho n.º 9726/2018, de 17 de outubro, e com o objetivo de apoiar as escolas na implementação das medidas de política educativa, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, o Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, bem como as diretrizes estabelecidas pelo Plano Aprender Mais Agora, este seminário reúne a Coordenação Nacional (CN), as Equipas Regionais (ER), compostas por elementos dos serviços do Ministério da Educação e Ciência e Inovação (MECI) e pelos representantes de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE). Pretende-se com esta ação de curta duração oferecer um espaço de capacitação, partilha e alinhamento estratégico entre as equipas, visando a implementação coordenada e eficaz das intervenções educativas previstas no Plano de Atividades para o ano letivo de 2024-2025, que se centra em torno de três pilares: sucesso de qualidade, inclusão e equidade, e educação para a cidadania. O seminário proporcionará uma capacitação teórica e prática sobre metodologias de monitorização, com foco em estratégias eficazes para acompanhar o impacto dos planos de inovação e outras ações implementadas pelas escolas. Esta sessão ajudará as ER a utilizarem práticas de monitorização que permitam apoiar as escolas a ajustar intervenções em tempo útil e a comunicar resultados de forma transparente.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Pretende-se com esta ação de curta duração oferecer um espaço de capacitação, partilha e alinhamento estratégico entre as equipas, visando a implementação coordenada e eficaz das intervenções educativas previstas no Plano de Atividades para o ano letivo de 2024-2025, que se centra em torno de três pilares: sucesso de qualidade, inclusão e equidade, e educação para a cidadania.
Conteúdos
- Inovação e monitorização de resultados - Educação Inclusiva - GDIeP: Impulsionando a Mudança em Rede - Avaliação Pedagógica
Metodologias
O evento será dinâmico, integrando várias abordagens metodológicas para uma experiência prática e colaborativa, tais como: • Sessões Plenárias para apresentações por especialistas e painéis de partilha de práticas, com ênfase nas temáticas do seminário. • Workshops Práticos: Atividades em grupos reduzidos que permitem aos participantes partilhar experiências relevantes ao nível do desenvolvimento curricular.
Modelo
No final do evento, será aplicado um questionário de satisfação aos participantes, que permitirá avaliar a eficácia das atividades e o grau de aplicabilidade das competências desenvolvidas.
Anexo(s)
Formador
Elsa Paula da Encarnação Belo
Vanessa Almeida Reis Mendes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |