456

Laboratórios de Educação Digital (LED): utilização em contextos pedagógicos turma ACD20 24-25

Apresentação

A atribuição aos AE/Ena com 2.o, 3.o ciclos e ensino secundário de Laboratórios de Educação Digital (LED) criou a necessidade de melhorar as competências profissionais/- técnicas dos docentes, tendo em conta a especificidade de instalação e organização das diferentes tipologias de LED, bem como as respetivas áreas de intervenção - Programação e Robótica, Artes e Multimédia. Pretende-se, com esta ação de formação de curta duração, a realizar no AE Martim de Freitas, fazer uma primeira abordagem aos LED e, em contexto de capacitação, dotar os participantes de materiais e recursos para a operacionalização de dinâmicas pedagógicas com recurso ao LED.

Destinatários

Elementos do CP, da Equipa de Desenvolvimento Digital e das Lideranças Intermédias do AEMF

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Desenvolver competências profissionais e técnicas dos docentes, relacionadas com as áreas dos LED, capacitando-os para a utilização de alguns equipamentos disponíveis nos mesmos. - Dotar de materiais e recursos pedagógicos para a operacionalização de dinâmicas pedagógicas inovadoras, utilizando referências e sítios online associados aos LED.

Conteúdos

- LED 1: Equipamento comum + Área da Programação e Robótica + Área STEM. - LED 2: Equipamento comum + Área da Programação e Robótica + Área Artes e Multimédia.

Metodologias

Após uma curta apresentação sobre os propósitos dos Laboratórios de Educação Digital (LED), serão apresentadas e discutidas as opções de instalação e regulamentação da utilização dos diferentes equipamentos. Serão também apresentados e explorados alguns exemplos práticos para a sala de aula, com recurso a componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados nos kits LED, adequados ao currículo das diversas disciplinas e anos de escolaridade (2.o e 3.o ciclos e ensino secundário).

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação

Observações

Critério de seleção único: Docentes do AEMF.

Formador

Raquel Cristina Pereira Costa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-11-2024 (Quarta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 27-11-2024
Fim: 27-11-2024
Acreditação: ACD20 - 2024-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Sala de Formação do CFAE Minerva