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A importância do cuidar – promoção do bem-estar em contexto escolar turma ACDPND01-24-25

Apresentação

Os desafios em educação têm vindo a crescer e a revestir-se de características diferentes, exigindo uma constante adaptação e resiliência por parte dos profissionais. No entanto, nem sempre dispomos das ferramentas necessárias para acompanhar esta evolução, pelo que são cada vez mais importantes os momentos de encontro, partilha e reflexão para que, em conjunto, consigamos dar resposta a estes desafios. Esta ação pretende promover um espaço onde seja possível refletir sobre as nossas preocupações, dificuldades e problemas e identificar estratégias e ferramentas para os combater. Começaremos por reconhecer os desafios atuais do Assistente Operacional na escola, debateremos os efeitos do stresse ocupacional e as suas consequências para os/as profissionais e para os alunos; sublinharemos a importância do auto-cuidado e a necessidade de implementar estratégias de promoção de bem-estar que possam funcionar como proteção do desgaste físico e emocional inerente à profissão. É essencial que cuidemos de nós, para que possamos cuidar dos outros. Para isso, é fundamental manter estilos de vida saudáveis e investir no papel protetor das práticas de autocuidado, não apenas no sentido de assegurar o próprio bem-estar e qualidade de vida, mas também o bom desempenho e a qualidade dos nossos serviços, mantendo o foco na ética e responsabilidade profissionais. Os Assistentes Operacionais desempenham funções diversificadas de apoio à ação educativa das escolas, constituindo um auxiliar precioso para a qualidade da ação educativa. Estes profissionais têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais relevante na escola, tendo em conta as relações que estabelecem com todos os intervenientes educativos, pelo que se torna essencial o seu desenvolvimento pessoal e profissional, com especial enfoque na promoção do bem-estar individual e coletivo, de modo a prevenir situações de conflito e de burnout.

Destinatários

Pessoal não docente - Assistentes Operacionais

Objetivos

Os processos de aprendizagem em Educação e Formação levam a que se criem objetivos concretos a atingir no âmbito do curso de formação proposto: a) Desenvolver uma nova abordagem ao papel do Assistente Operacional; b) Promover uma comunicação mais aberta e melhorar relacionamentos; c) Desenvolver competências práticas de comunicação e de gestão de emoções e de conflitos; d) Contribuir para a deteção e prevenção de situações de stress e burnout; e) Criar um ambiente mais positivo para a relação educativa; f) Favorecer a partilha de experiências, bem como a reflexão sobre a intervenção nesta área.

Conteúdos

- Apresentação da ação e dos seus objetivos; - A evolução do papel do Assistente Operacional na escola – mudanças e desafios; - Conceito de bem-estar; - A importância do auto-cuidado no processo de cuidar; - Estratégias de promoção do bem-estar individual e coletivo; - Prevenção do stress e do burnout; - Gestão de emoções e mediação de conflitos.

Metodologias

A ação será dinamizada com base em metodologias expositivas e ativas, nomeadamente jogos de quebra-gelo, brainstorming, debate, visionamento de vídeos, trabalho e dinâmicas de grupo.

Avaliação

Avaliação Qualitativa

Modelo

Inquérito de Satisfação

Bibliografia

Amado, J. e Freire, I. (2002). Indisciplina e Violência na Escola – Compreender para Intervir. Porto: Edições ASA. Fachada, M. O. (2010). Psicologia das Relações Interpessoais. Edições Sílabo. Girard, K. e Koch, S. (1997). Resolucion de Conflictos en las Escuelas. Barcelona: Ediciones Granica. Glatzer, J. e Haber, J. (2007). Bullying – Manual Anti-Agressão. Alfragide: Casa das Letras. Haidt, J. (2024). A Geração Ansiosa. Alfragide: Publicações Dom Quixote. Marujo, H. e Neto, L. (2003). Optimismo e Esperança na Educação. Lisboa: Editorial Presença.

Formador

Ana Mafalda Alves Branco

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-09-2024 (Segunda-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 09-09-2024 (Segunda-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 09-09-2024
Fim: 09-09-2024
Acreditação: DGAE/1313/2024
Modalidade: Jornada
Pessoal: Não docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Agrupamento de Escolas Martim de Freitas