Promoção da Saúde Mental e Prevenção de Violência em Contexto Escolar turma AFC02 - 24-25
Apresentação
O projeto educativo da APEFP e do seu Centro de Formação prevê a promoção e a formação na área da ética e da deontologia. Assim, esta formação vem de encontro a essa preocupação em dotar os docentes de conhecimentos neste domínio específico. Os estudos epidemiológicos apontam para uma grande prevalência de perturbações na área da saúde mental das crianças e jovens (Santos, 2015). O Programa Nacional de Saúde Escolar e o Plano Nacional de Saúde Mental enfatizam a importância do desenvolvimento da literacia em saúde mental em contexto escolar para prevenir e lidar com problemas e dificuldades no bem-estar psicológico e na saúde mental, construindo um contexto escolar promotor de saúde. No Referencial de Educação para a Saúde em contexto escolar a saúde mental e a prevenção da violência são áreas fundamentais desde a educação pré-escolar até ao final da escolaridade obrigatória (DGE & DGS, 2017). Estas novas realidades exigem aos educadores e professores conhecimentos e competências que o progresso da ciência psicológica nas últimas décadas pode proporcionar, pelo que uma equipa de investigadores/formadores, do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental da FPCEUC, articulando com os Agrupamentos de Escolas, pretende responder a esta necessidade.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Compreender a forma como a natureza e o funcionamento da mente, a sua complexidade e a neuroplasticidade do cérebro têm implicações no bem-estar psicológico e na saúde mental. - Compreender os sistemas reguladores do afeto, o seu papel, as suas características, o funcionamento e as emoções que lhes estão associadas, bem como a sua psicofisiologia e a forma como estes aspetos estão ligados à saúde mental e física. - Reconhecer que as interações pessoais e o modo de vida da sociedade contemporânea podem ser geradoras de grandes problemas e dificuldades ao ativarem de forma desadequada os sistemas reguladores do afeto. - Conhecer, aprender, explorar, treinar e aplicar estratégias capazes de prevenir e lidar com problemas no âmbito do bemestar psicológico e da saúde mental em contexto escolar. - Promover uma melhoria do clima socio-emocional das escolas/agrupamentos, enquanto organização.
Conteúdos
- A natureza o funcionamento da mente e a sua complexidade; exercícios práticos para lidar com implicações destes aspetos no bem-estar psicológico e na saúde mental, nomeadamente em contexto escolar. ( 4 horas) - A ligação corpocérebro e a neuroplasticidade como potenciais de mudança do funcionamento do cérebro, implicações para a saúde mental e o bem-estar psicológico, nomeadamente em contexto escolar. (4 horas) Os sistemas reguladores do afeto, as emoções, o seu papel, as suas características, o funcionamento e a sua psicofisiologia; exercícios práticos para lidar com implicações destes aspetos no bem-estar psicológico e na saúde mental, nomeadamente em contexto escolar. (4 horas) -Os múltiplos eus emocionais e o seu funcionamento, em termos motivacionais, cognitivos, fisiológicos e comportamentais; exercícios práticos para trabalhar o equilíbrio dos diferentes sistemas afetivos e desenvolver a regulação emocional, nomeadamente em contexto escolar. (4 horas) - O autocriticismo, a sua natureza, o seu papel e o seu funcionamento e os danos que provoca: exercícios práticos para trabalhar com o autocriticismo e aprender outras formais mais positivas de autocorreção, nomeadamente em contexto escolar. ( 2) horas) - As relações interpessoais e o modo de vida contemporânea como ativadores de desequilíbrio dos sistemas de regulação do afeto: exercícios práticos com vista a prevenir e lidar com estes problemas e dificuldade, nomeadamente em contexto escolar.(2 horas)
Metodologias
Esta formação é constituída por sessões essencialmente práticas, As metodologias a adotar serão: exposição com recurso a powerpoint, análise e discussão de casos, roleplaying, exercícios em pares, exercícios em grupo, exercícios individuais, exploração da integração dos conteúdos no dia-a-dia do professor
Avaliação
Para além do cumprimento das determinações legais, a avaliação dos formandos terá por base a qualidade e adequação dos materiais pedagógicos produzidos, sendo formalizada numa escala de classificação quantitativa de 1 a 10 valores de acordo com a regulamentação em vigor (Cartas Circulares do CCPFC e Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio), no cumprimento das determinações legais.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
Carvalho A., Almeida C., Amann, G., Leal ,P., Marta, F., Pereira, F., Ladeiras, L., Lima, R., Lopes, I. (2016). Saúde Mental em Saúde Escolar. Manual para a Promoção de Competências Socioemocionais em meio escolar. Lisboa: DGS, IPS/ESS, PV,& DGE)
Observações
Ação de Formação EXCLUSIVA para a Escola Secundária D. Dinis
Formador
Marcela Salomé Albuquerque Andrade Matos
Margarida Pedroso de Lima
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 05-02-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |
3 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |
4 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |
5 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |
6 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |
7 | 19-03-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |
8 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:00 | 2:30 | Presencial |