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AF64 - Bibliotecas Escolares para o futuro: Serviços documentais turma AF64-T1

Apresentação

O novo quadro estratégico da Rede de Bibliotecas escolares (Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro Estratégico 2021-2027) aponta para que as bibliotecas sejam serviços inovadores e inclusivos, cuja gestão estratégica equilibre a flexibilização de espaços físicos com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem. Esta transformação promove uma reconfiguração da conceção de biblioteca, transformando estas estruturas físicas em bibliotecas híbridas, centros de apoio à formação de alunos e ao exercício da atividade pedagógica dos professores. As Bibliotecas tornam-se assim, sítios de colaboração e diálogo, de curiosidade e descoberta, de pensamento e reflexão, de projeto e iniciativa. A presente ação visa dotar os professores bibliotecários de todos os procedimentos relativos aos procedimentos biblioteconómicos, de modo a garantir um correto tratamento documental do seu espólio e a sua disponibilização aos restivos utilizadores.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Conhecer a estrutura base de uma política de gestão e desenvolvimento de coleções num contexto híbrido e de resposta aos múltiplos desafios da Biblioteca escolar a nível curricular e cultural; - Pensar o acervo documental da biblioteca, físico e digital, em função da resposta a dar às necessidades curriculares e culturais da comunidade escolar; - Adquirir os conhecimentos básicos que suportam o tratamento documental em contexto de biblioteca escolar; - Reconhecer a diversidade dos serviços documentais da biblioteca a nível do empréstimo presencial ou domiciliário, da disponibilização de documentos físicos ou virtuais, da curadoria de conteúdos e da divulgação da coleção.

Conteúdos

Modulo 1 - 10h (6h síncronas + 4h assíncronas) 1. Gestão de coleções - Política documental: estrutura do documento - Avaliação de coleções: procedimentos, prioridades e critérios - Desenvolvimento da coleção: procedimentos de desbaste, aquisição e política relativa a doações - Curadoria de conteúdos: critérios, organização, alojamento e disponibilização de acesso Modulo 2 - 10h (6h síncronas + 4h assíncronas) 2. Tratamento documental - Conceitos básicos - Circuito do documento - Procedimentos de catalogação, classificação, indexação, registo e cotação dos diferentes tipos de documentos - Disponibilização e utilização do catálogo Modulo 3 - 5h (3h síncronas + 2h assíncronas) 3. Serviços documentais - Gestão de empréstimos: tipos de serviço disponíveis, regras e registos - Divulgação da coleção 4. Apresentação dos trabalhos

Metodologias

Esta ação de formação terá a duração de 25 horas divididas em 15 horas de trabalho síncrono e 10 horas em regime assíncrono. Nas sessões síncronas será privilegiado o trabalho em grupo com análise documental e partilha de reflexão e experiências dos docentes face aos desafios encontrados nesses domínios. Nas restantes sessões será privilegiado o trabalho prático com recurso a diferentes ferramentas digitais de trabalho colaborativo que promovam não apenas uma reflexão sobre os conteúdos apresentados, mas também a criação de recursos pedagógicos, adaptados à realidade das bibliotecas dos formandos e que possam vir a consubstanciar a criação de bibliotecas híbridas e com maior capacidade de resposta aos desafios colocados pelo novo quadro estratégico.

Avaliação

Avaliação contínua. Será avaliada a participação dos formandos nas atividades a desenvolver ao longo das sessões teórico-práticas. Serão também avaliados os trabalhos produzidos pelos formandos individualmente e em grupo quer durante as sessões síncronas quer nos momentos das sessões assíncronas. A avaliação dos formandos será´ expressa numa classificação quantitativa na escala de 1 a 10, de acordo com o artigo 4º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação, os contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.

Modelo

Inquérito de Avaliação da Formação

Bibliografia

PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares. A biblioteca escolar no plano de ação para o desenvolvimento digital da escola. Disponível em: https://rbe.mec.pt/np4/file/635/padde_be.pdfPORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Gestão e organização da coleção digital. Disponível em: Gestão e organização da coleção digital (mec.pt)PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Presença em linha das Bibliotecas Escolares. Disponível em: Presença em linha da biblioteca escolar | Roteiro para a definição de uma política (mec.pt)PORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Serviço de referência nas bibliotecas escolares: orientações. Disponível em: https://www.rbe.mec.pt/np4/file/598/servico_referencia.pdfPORTUGAL. Ministério da Educação. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. (2018). Bibliotecas escolares: gestão, desenvolvimento e curadoria de coleções na era digital. Disponível em: https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=682&fileName=__978_989_8795_11_3.pdf

Formador

Helena Maria Querido Duque

Maria de Fátima de Almeida Pina

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-01-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 23-01-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
3 29-01-2025 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 30-01-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
5 06-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 07-02-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
7 13-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 14-02-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
9 27-02-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
10 28-02-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
Início: 22-01-2025
Fim: 28-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-132206/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: Plataforma ZOOM

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