AF42 - Viagem de descoberta de caminhos de interdisciplinaridade turma AF42 - T1
Apresentação
Os princípios que orientam e dão base ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória traduzem um modelo de escola que visa a promoção de competências essenciais à construção de uma cidadania global. Este documento preconiza uma aprendizagem integrada dos saberes (de forma inter/multidisciplinar), metodologias de trabalho cooperativo (que promovem o inter-relacionamento) e um ensino centrado nos alunos (em que o professor assume o papel de tutor/orientador). Por seu turno, o novo enquadramento legal dado pelo Decreto-Lei 55/2018, desafia as escolas a Dispor de maior flexibilidade na gestão curricular, com vista à dinamização de trabalho interdisciplinar, de modo a aprofundar, reforçar e enriquecer as Aprendizagens Essenciais. Cabe, portanto, à escola promover os espaços e os tempos das atividades com vista à promoção do pensamento crítico, da comunicação, da resiliência, do trabalho em equipa, da superação da frustração, da capacidade de resolver problemas complexos ou da adaptação à mudança. À Escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências relevantes nos domínios da atitude cívica individual, do relacionamento interpessoal e intercultural, exige-se-lhe uma reconfiguração capaz de dar resposta a estes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas, promovendo simultaneamente a flexibilidade curricular e a interdisciplinaridade, enquanto prática promotora de interligação de saberes com recurso a propostas didáticas e pedagógicas que suportam aprendizagens autónomas.Torna-se fundamental promover exemplos de interdisciplinaridade, mais ou menos extensíveis a várias áreas do saber, que fomentem o trabalho em equipa entre docentes das diferentes disciplinas.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 200; 210; 220; 300 e 400
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 200; 210; 220; 300 e 400. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 200; 210; 220; 300 e 400.
Objetivos
● Promover a interdisciplinaridade; ● Incentivar o trabalho colaborativo entre docentes de diferentes áreas disciplinares; ● Promover intercâmbio de experiências letivas entre docentes; ● Sensibilizar para metodologias que coadjuvem ao desenvolvimento de competências definidas no PASEO; ● Partilhar ferramentas que permitam implementar uma prática docente baseada na interdisciplinaridade; ● Aprofundar conhecimentos na área do Português e da História, a partir de uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos programáticos.
Conteúdos
1. À descoberta: O embarque (4h - Presencial) a. Indutor da viagem b. Apresentação i. Ficha de campo ii. Comparação 2. Início da viagem: Içar a vela e zarpar (3h) a. A viagem dos produtos (origem, circuitos comerciais, mercados e meios de troca) b. Contextos de uso (alimentar e medicinal) c. Literatura de viagens 3. Achar o rumo (3h) a. Arte de navegar b. Relatos de viagem/Livros de Bordo c. Da origem das palavras às variedades continentais do português 4. Contratempos da viagem: Depois da tempestade vem a bonança (4h) a. A doença b. A cura: simples e drogas c. Medicina popular e medicina tradicional d. Tratados de materia medica: entre a literatura, a história e a ciência 5. Aportar em diferentes continentes (3h) a. Pessoas e culturas: processo de aculturação 6. O retorno a casa (3h) a. A memória (a construção da consciência histórica e cultural) 7. Planificação de uma atividade interdisciplinar (trabalho autónomo)
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Critérios de avaliação: - Participação e intervenção nas sessões (25%) - Tarefas desenvolvidas em grupo (20%) - Tarefas desenvolvidas individualmente (Planificação de uma aula interdisciplinar) (30%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (25%)
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
COSTA, Palmira Fontes da (2015). Medicine, Trade and Empire - Garcia de Ortas Colloquies on the Simples and Drugs of India (1563) in contexto. Londres / Nova Iorque: Routledge.FRANCO, José Eduardo (dir.) e Braga, Isabel Drumond (coor.) (2023). História Global da Alimentação Portuguesa. Lisboa: Temas e Debates.FERRÃO, José Eduardo Mendes (2005). A Aventura das Plantas e os Descobrimentos Portugueses. Chaves Ferreira Publicações.PAIS, José Machado (1999). Consciência Histórica e Identidade. Os Jovens Portugueses num Contexto Europeu. Oeiras: Celta Editora (Coleção Estudos Sobre Juventude, 2).OMBO, Olga (2004). Interdisciplinaridade: ambições e limites. Viseu: Relógio DÁgua.
Formador
Ana Paula Ramos Ferreira
Natália de Jesus Albino Pires
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-05-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:31 | 3:01 | Presencial |
2 | 17-05-2025 (Sábado) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 22-05-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 29-05-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 03-06-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 09-06-2025 (Segunda-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 05-07-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
8 | 05-07-2025 (Sábado) | 14:00 - 16:00 | 2:00 | Presencial |