AF61 - Criar e Explorar: Programação e Robótica turma AF61 - T1 2024-
Apresentação
A introdução das linguagens de Programação e da Robótica na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico visa desenvolver competências fundamentais no pensamento computacional, lógico e criativo dos alunos, preparando-os para os desafios da sociedade digital dos nossos tempos. A crescente presença da tecnologia no quotidiano das crianças torna-se uma oportunidade ímpar para integrar práticas pedagógicas inovadoras que promovem o desenvolvimento de competências transversais. O uso de ferramentas de programação tangível e de robôs educativos permite às crianças aprenderem através de atividades lúdicas e interativas, favorecendo o raciocínio lógico, a autonomia, a resolução de problemas e a colaboração. Esta ação de formação procura capacitar os docentes a integrar estas ferramentas na sua prática pedagógica, contribuindo para uma transição mais suave entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º CEB, e garantindo a continuidade e progressão das aprendizagens tecnológicas, conforme previsto no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e nas Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar.
Destinatários
Educadores de Infância (grupo 100), Professores do 1.º CEB (grupo 110) e Professores de Educação Especial (grupo 910)
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância (grupo 100), Professores do 1.º CEB (grupo 110) e Professores de Educação Especial (grupo 910). Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância (grupo 100), Professores do 1.º CEB (grupo 110) e Professores de Educação Especial (grupo 910).
Objetivos
- Capacitar os professores para a utilização da robótica e das linguagens de programação em contextos da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico; - Capacitar os docentes na promoção do desenvolvimento do pensamento computacional nos alunos; - Incentivar a criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e interdisciplinares que promovam a integração das áreas de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática); - Fomentar a continuidade das aprendizagens tecnológicas entre as etapas educativas, garantindo uma transição fluida e progressiva entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico; - Desenvolver competências nos docentes para criar e implementar projetos educativos que envolvam o uso de programação tangível e robótica.
Conteúdos
Sessão 1 - Introdução à Programação e Robótica na Educação Pré-Escolar e 1.º CEB (2h- sessão presencial) ● Enquadramento teórico sobre o papel das tecnologias na educação atual. ● Apresentação de estudos e práticas de sucesso na implementação de robótica educativa em contextos escolares. Sessão 2 - Programação e Pensamento Computacional 2 h - síncrona) ● Exercícios para introduzir noções básicas de pensamento computacional. ● Aplicação das linguagens de programação visual (ex.: Scratch Junior). Sessão 3 - Utilização de robôs de linha para o desenvolvimento de competências de orientação espacial (2h-presencial) ● Utilização de robôs de linhas e do robô Coko para o desenvolvimento de competências de orientação espacial. ● Atividades práticas com e sem o robô. Sessão 4 - Programação e Pensamento Computacional (2h - síncrona) ● Exercícios com noções básicas de pensamento computacional. ● Aplicação das linguagens de programação visual (ex.: Arthur,Coding school, Run Marco). Sessão 5 - Exploração de Ferramentas de Programação Tangível (2h-presencial) ● Atividades práticas de programação com o corpo. ● Utilização de robôs como o Doc e o Super Doc para o desenvolvimento de competências de orientação espacial e algoritmos simples. Sessão 6 - Programação e Pensamento Computacional (2h- síncrona) ● Aplicação das linguagens de programação visual (ex.: Bee-Bot app, Blocky games). Sessão 7 - Exploração de Ferramentas de Programação Tangível (2h-presencial) ● Utilização do robô Beebot para o desenvolvimento de competências de orientação espacial e algoritmos simples. ● Atividades práticas de programação com diversos tapetes. Sessão 8 - Programação e Pensamento Computacional (2h - síncrona) ● Aplicação das linguagens de programação visual (ex.: Octostudio). Sessão 9- Exploração de Ferramentas de Programação Tangível (2h - presencial) ● Utilização de robôs como o Mind e Bubble para o desenvolvimento do conhecimento matemático e das capacidades tecnológicas e colaborativas. Sessão 10 - Desenvolvimento de Projetos Educativos com Robótica (2h - síncrona) ● Criação de cenários de aprendizagem integrando as áreas STEAM. ● Planeamento de atividades que promovam a exploração autónoma e colaborativa das ferramentas digitais e robóticas. Sessão 11 Transição Pedagógica entre Pré-Escolar e 1.º CEB (2h-síncrona) ● Estratégias de continuidade das aprendizagens tecnológicas e articulação curricular entre ciclos. ● Partilha de experiências e práticas colaborativas entre professores. Sessão 12 Avaliação das Práticas e Reflexão Crítica (3h - presencial) ● Reflexão sobre a implementação de robótica e programação em contexto escolar. ● Análise dos resultados das atividades realizadas e impacto nas aprendizagens.
Metodologias
Presencial (síncronas/assíncronas) As sessões presenciais e síncronas serão caracterizadas por uma abordagem prática e interativa, focada na experimentação de aplicações de programação e no uso de robôs educativos. A componente presencial incluirá: ● Enquadramento teórico: apresentação dos pressupostos psicopedagógicos que norteiam a utilização da programação e da robótica em contextos educativos. ● Exploração prática: os formandos terão a oportunidade de manusear diferentes tipos de robôs, como o Super Doc DOC, BeeBot, Bubble, Mind Designer e robôs de linha, com o objetivo de desenvolver competências em programação e orientação espacial. ● Sessões práticas com robôs: exercícios de programação tangível, nos quais os formandos poderão programar robôs para realizar tarefas simples, utilizando comandos básicos para desenvolver algoritmos e explorar conceitos de pensamento computacional. ● Discussão e reflexão: atividades de partilha de experiências entre os formandos sobre a aplicação prática das ferramentas no contexto educativo, promovendo o trabalho colaborativo e a troca de boas práticas. As sessões assíncronas serão orientadas para a exploração autónoma das aplicações digitais e robóticas, incentivando os formandos a experimentar diferentes. Trabalho Autónomo: O trabalho autónomo desempenha um papel crucial na consolidação dos conhecimentos adquiridos durante as sessões presenciais e síncronas. Os formandos serão incentivados a: ● Explorar as aplicações e robôs: realizar atividades práticas fora das sessões presenciais, experimentando robôs como o Beebot, Super Doc e Mind Designer, bem como explorar apps de programação visual (ex.: Scratch Junior e Bee-Bot app). ● Desenvolver projetos interdisciplinares: criar e implementar projetos educativos que integrem os robôs e as aplicações digitais no ensino de diferentes áreas, como a matemática, ciência e literacia. ● Aplicação em contexto real: os formandos deverão aplicar os projetos desenvolvidos no seu contexto escolar, integrando as atividades com robôs nas suas práticas pedagógicas com os alunos. Esta aplicação será seguida por uma reflexão crítica sobre o impacto nas aprendizagens dos alunos, que será posteriormente partilhada em grupo. Estas metodologias garantem uma abordagem prática e integrada, promovendo a participação ativa dos formandos e a aplicação direta das ferramentas no contexto escolar, assegurando a continuidade das aprendizagens e a sua adaptação às necessidades dos alunos.
Avaliação
Os/As formandos/as serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho no 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos/as formandos/as depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial. Critérios de avaliação: (exemplo) - Empenho e participação nas sessões (25%) - Trabalhos produzidos e participação nas sessões (50%) - Reflexão crítica individual sobre a formação vivenciada e as aprendizagens obtidas/consolidadas em cada módulo da formação (25%)
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação de Formação
Bibliografia
Castilho, M. F. Pessoa, M. F., Pereira, R., & Cruz, C. (2021). Programação e Robótica em Educação Pré-Escolar: Continuidade das Aprendizagens entre Etapas Educativas. Revista APEI, p. 25-31.Direção-Geral da Educação. (2017). Programação e Robótica no Ensino Básico Probótica: Linhas Orientadoras. Lisboa: DGE. Disponível em ERTE.Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.Carvalho, Ana Amélia (2015). Apps para Dispositivos Móveis: Manual para Professores, Formadores e Bibliotecários. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.Canavarro, Ana Paula, et al. (2021). Aprendizagens Essenciais de Matemática no Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.
Observações
Prioridade Única: Docentes do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel.
Formador
José António Esteves Rêgo
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 16-01-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
2 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
4 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 13-03-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
6 | 21-03-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 25-03-2025 (Terça-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
8 | 27-03-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
9 | 03-04-2025 (Quinta-feira) | 16:30 - 18:30 | 2:00 | Presencial |
10 | 22-04-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
11 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
12 | 12-05-2025 (Segunda-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |