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ACD28 - O Antigo Egito. Novas perspetivas científicas e pedagógicas turma ACD28 24-25

Apresentação

A realização de uma ação de formação de curta duração sobre o Egito Antigo, destinada a professores de História do grupo 400, é de extrema importância, considerando a necessidade de constante atualização científica dos docentes e as limitações presentes nos manuais escolares em uso. Os manuais escolares, apesar de serem ferramentas essenciais no processo de ensino-aprendizagem, muitas vezes apresentam informações simplificadas ou desatualizadas. No caso do Egito Antigo, este problema pode ser particularmente notório. Descobertas arqueológicas recentes e novos estudos historiográficos têm revelado dados que desafiam noções previamente aceites, como interpretações sobre a organização política, social e religiosa desta civilização. No entanto, os manuais muitas vezes não acompanham estas atualizações científicas, perpetuando incorreções ou omissões significativas. Por exemplo, interpretações sobre o papel das mulheres na sociedade egípcia ou sobre a relação entre religião e poder são, em alguns casos, limitadas ou descontextualizadas. Além disso, a história do Egito Antigo, tal como ensinada nos manuais, tende a focar-se em aspetos mais estereotipados e menos complexos da civilização, como a construção das pirâmides ou o reinado de faraós famosos, sem explorar suficientemente os contextos sociais, económicos e culturais que sustentam estes eventos. Isto resulta numa visão muito superficial da civilização egípcia, sem proporcionar aos alunos uma compreensão mais abrangente e crítica. Assim sendo, uma formação direcionada para professores de História permitirá que estes adquiram conhecimentos atualizados e aprofundados, capacitando-os a corrigir eventuais falhas e a enriquecer as suas aulas com informações mais precisas e contextualizadas.

Destinatários

Docentes do grupo de recrutamento 200 e 400

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

• Atualizar os conhecimentos científicos dos professores de História sobre a civilização egípcia à luz das mais recentes descobertas e interpretações historiográficas. • Promover a correção de possíveis incorreções ou simplificações presentes nos manuais escolares. • Capacitar os docentes para aplicar abordagens pedagógicas inovadoras no ensino do Egito Antigo, alinhadas com as Aprendizagens Essenciais (AE) de História do 7.º ano.

Conteúdos

• As fontes históricas sobre o Egito Antigo: da arqueologia à historiografia moderna. • Principais atualizações científicas dos últimos 20 anos: novos achados arqueológicos, reinterpretações do poder faraónico, organização social e religiosidade. • Análise crítica dos manuais escolares: simplificações e incorreções mais comuns.

Metodologias

Expositivas: Apresentação de conteúdos atualizados sobre o Egito Antigo. Ativas e colaborativas: Discussão de casos práticos, análise de fontes históricas, trabalho em grupo para criação de atividades pedagógicas. Práticas: Utilização de recursos digitais e didáticos que facilitam a aprendizagem e compreensão dos docentes sobre o tema.

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Formador

Eduardo Filipe Rodrigues Miguel Ferreira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-04-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 29-04-2025
Fim: 29-04-2025
Acreditação: ACD28 - 2024-2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Plataforma ZOOM

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