478

Do usado se faz outro... novo turma AF46 - 2024-2025

Apresentação

A realização desta ação justifica-se, pois, a partir da análise das avaliações dos docentes feita a quando das formações anteriores sobre esta temática percebeu-se do interesse e necessidade a nível de técnicas de trabalho simples para ajudar a colmatar a necessidade de formação na área de expressões. Por outro lado, procurar-se-á que sirva como alerta para o consumismo desenfreado que é prática muito comum em professores e alunos. Serão fornecidas novas pistas aos docentes (os quais, necessitando continuamente de materiais de trabalho), para que que, com relativa facilidade, reutilizem recursos e/ou aproveitem “sobras” ou “desperdícios”, assim contribuindo simultaneamente para uma redução dos resíduos e para uma grande economia em materiais.

Destinatários

Professores dos Grupos 100 e 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.

Objetivos

Num planeta cheio de problemas com as alterações climáticas irremediavelmente instaladas é urgente capacitar professores e alunos para práticas mais sustentáveis. Por outro lado os alunos estão cada vez mais avessos ao trabalho manual e é urgente colmatar a falta de habilidades motoras de motricidade fina tão importante para o desenvolvimento harmonioso de crianças e jovens. Muitos docentes, nas suas práticas, investem muito dinheiro na compra de materiais para a execução de trabalhos, com os seus alunos, que é completamente desnecessário, pois os desperdícios de muitos deles podem ser materiais muito bons para o exercício da produção artística ou utilitária. Assim, com esta ação pretende-se que os docentes fiquem mais alerta para o problema global que é o desperdício, bem como capacitá-los para o recurso à utilização de ferramentas que lhes permitam desenvolver trabalhos, com os alunos, que sejam proporcionadores de boas experiências e de sustentáveis práticas ambientais.

Conteúdos

Fundamentos teóricos da reutilização e reciclagem de materiais (4 horas) Técnicas de reutilização de materiais plásticos e latas (7 horas) Técnicas de reciclagem e reutilização de cartão e papel (7 horas) Técnicas de reutilização de produtos têxteis (7 horas)

Metodologias

A formação terá um carater essencialmente prático. A formadora depois de fundamentar as escolhas que fez em termos de técnicas e de materiais fará demostrações dos diversos passos das tarefas a realizar. Neste tipo de formação é de esperar e também vai ser incentivada a partilha de saberes que os formandos tenham, para tal além de outras tarefas vai ser solicitado que cada formando a partir de um desperdício fornecido pela formadora crie um objeto com uma técnica à sua escolha. SUGESTÃO DE ORGANIZAÇÃO DAS SESSÕES 1ª Sessão (4 horas) 2ª Sessão (7 horas) 3ª Sessão (7 horas) 4ª Sessão (7 horas)

Avaliação

- Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas presenciais. - Trabalhos práticos e reflexões efetuadas, a partir das e nas sessões presenciais, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, classificados na escala de 1 a 10, com a menção qualitativa de: - 1 a 4,9 valores – Insuficiente; - 5 a 6,4 valores – Regular; - 6,5 a 7,9 valores – Bom; - 8 a 8,9 valores – Muito Bom; - 9 a 10 valores - Excelente

Modelo

Inquérito de Satisfação da Ação de Formação

Bibliografia

https://www.pinterest.pt/search/pins/?q=reutilização%20de%20plástico&rshttps://www.pinterest.pt/search/pins/?rs=ac&len=2&q=reutilização%20de%20roupas%20velhas&eqhttps://www.pinterest.pt/search/pins/?q=reutilização%20de%20papel&rshttps://www.pinterest.pt/search/pins/?q=reutiliza%C3%A7a%C3%B5%20de%20latas&rs=typed

Formador

Ana Filomena Jacob de Carvalho Gonçalves Neves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-02-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 25-02-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 27-02-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
4 11-03-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 13-03-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
6 18-03-2025 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
7 20-03-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
8 01-04-2025 (Terça-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
Início: 20-02-2025
Fim: 27-03-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-130737/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Centro de Formação de Associação de Escolas Minerva