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ACD26 - Realidade e percepções: a importância da literacia dos media no ensino básico e secundário turma ACD26 - 24-25
Apresentação
Num tempo em que criar e difundir informação está ao alcance de qualquer pessoa quando se utilizam massivamente as redes sociais - determinada por algoritmos com lógicas nem sempre conhecidas – trabalhar a literacia da informação e dos media (num enquadramento conceptual em que incluimos a literacia digital e a literacia da Inteligência Artificial) torna-se uma obrigação, numa escola comprometida com o sucesso, e reconhecedora das funções educativas da biblioteca escolar. O foco nestas literacias, em conformidade com as áreas de competências do Perfil do Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, far-nos-á refletir simultaneamente para as competências de aprendizagem ativa e de cidadania. Se a rápida evolução da IA generativa nos traz desafios acrescidos na prática pedagógica e particularmente nas metodologias de ensino e de aprendizagem, importa não estarmos ausentes e, como educadores, precisamos de conhecer e usar as ferramentas da IA para, com confiança, as integrar de maneira significativa nas nossas práticas, acautelando os riscos e sobretudo potenciando os seus benefícios. O AE de Penacova, no âmbito do seu Programa de Literacias, destacado pela Rede de Bibliotecas Escolares e apoiado no âmbito da candidatura ProLiteracias: Media e Informação com a biblioteca escolar, desenvolve ações formais e informais para o desenvolvimento destas novas literacias e perspetiva sempre a melhoria. Tratando-se de competências complexas que implicam novas e diferentes relações com a apropriação da informação, mas também com as mudanças tecnológicas, sociais e culturais, esta ACD pretende contribuir para a capacitação dos docentes do agrupamento para planificar e implementar ações sustentáveis, contextualizadas em redes de liderança colaborativa indo ao encontro de aprendizagens significativas de base humanista e assente em valores de responsabilidade e autonomia. Permite, pois, contribuir para que os intervenientes possam ter acesso a estas áreas emergentes, dotando os formandos de competências necessárias para ir ao entanto destas literacias críticas com os alunos do ensino básico e secundário, é o grande foco deste momento formativo. Tratando-se de competências complexas que implicam novas e diferentes relações com a apropriação da informação, mas também com as mudanças tecnológicas, sociais e culturais, esta ACD pretende contribuir para a capacitação dos docentes do agrupamento para planificar e implementar ações sustentáveis, contextualizadas em redes de liderança colaborativa indo ao encontro de aprendizagens significativas de base humanista e assente em valores de responsabilidade e autonomia. Permite pois contribuir para que os intervenientes possam ter acesso a estas áreas emergentes, dotando os formandos de competências necessárias para ir ao entanto destas literacias críticas com os alunos do ensino básico e secundário, é o grande foco deste momento formativo que terá a participação de especialistas como, Sara Pereira, do Observatório MIObs da Uiversidade do Minho, responsável pelo Projeto Byou, Marta Pinto, fundadora do Projeto AI goes to school, a Equipa ProLiteracias da RBE e Inês Amaral, investigadora coordenadora da Secção de Comunicação e Informação da FLUC.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
• Conhecer e reflectir sobre a utilização que as crianças e jovens fazem dos media; • Contribuir para a formação de cidadãos dotados de pensamento crítico, socialmente ativos e participativos; • Combater a dissiminação da desinformação e do discurso de ódio online; • Fomentar a reflexão sobre as limitações e potencialidades da Inteligência Artificial (IA) e a sua ligação com a ética na escrita e a leitura. • Capacitar os docentes para planificar e implementar projetos de Literacia dos Media nas suas escolas, estimulando a criação e a partilha responsável e crítica de conteúdos em ambientes digitais; • Aumentar a colaboração entre a sala de aula e as bibliotecas escolares, municipais.
Conteúdos
• Informação e comunicação na era digital • Desinformação, informação incorreta e máinformação • Motivações da desinformação e o seu impacto na sociedade • Mensagens dos media como representações da realidade (o conceito de storytelling) • Inteligencia artificial, redes sociais e bolhas de informação • Implicações dos sistemas de recomendação, ou algoritmos de recomendação • Ética da informação e comunicação • Análise crítica de fontes de informação
Metodologias
Exposição e debate.
Modelo
Inquérito de Satisfação da Ação
Formador
Maria de Lurdes Araújo Dias
Helena Maria Querido Duque
Marta Pinto
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 21-02-2025 (Sexta-feira) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |